10/11/2009
Com alegria, o mundo comemora os 20 anos da queda do MURO DE BERLIM, uma das obras vergonhosas da humanidade. Separava gente de gente, alemães de alemães, uma coisa odiosa. Angela Merkel, a primeira governante alemã, admite que a unificação da Alemanha ainda não está completa, embora já se tenham gasto 1,3 trilhões de euros, na correção dos problemas deixados pelos comunistas que administraram a parte leste da Alemanha. E não é uma tarefa fácil, vencer os ódios e as diferenças entre as "duas Alemanhas".
Ironicamente foi um comunista, Mikhail Gorbachev, que provocou a liberalização do fechado e anacrônico sistema soviético, que resultou na queda do muro.
E mesmo sabendo disso, Israel continua construindo um muro, separando gente de gente.... Revela a incapacidade humana em encontrar soluções pacíficas para o conflito, os interesses e as diferenças entre povos irmãos, palestinos e judeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).