domingo, 22 de maio de 2011

INTERNACIONAIS

22/05/2011

TROPAS SÍRIAS ABREM FOGO EM FUNERAL DE MANIFESTANTES
O Globo
As forças de segurança sírias abriram fogo [ontem] em um funeral de outras vítimas do regime, na cidade de Homs, e mataram pelo menos 11 pessoas, como denunciam ativistas dos direitos humanos. O enterro era de oito dos 44 manifestantes que foram assassinados na véspera na mesma localidade.
Apesar da pressão internacional para que encerre a repressão a oposicionistas, a Síria já é o país do mundo árabe com mais mortos desde o início das revoltas na região. Nos últimos dois meses, ativistas estimam em mais de 900 o número de vítimas.
A Síria impediu o trabalho da maior parte da imprensa internacional desde que os protestos começaram, há dois meses, tornando impossível verificar de forma independente os relatos de ativistas e autoridades.
Usando a mesma linguagem utilizada em pronunciamentos anteriores, a imprensa estatal informou que civis, polícia e forças de segurança morreram [ontem] depois que grupos armados exploraram as instruções dadas pelo Ministério do Interior às forças policiais para "preservar a vida de civis".


ABBAS PEDE REUNIÃO ÁRABE SOBRE PROPOSTAS DE OBAMA
O Globo
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu à Liga Árabe [ontem] que organize uma discussão sobre a visão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de paz com Israel.
A reunião poderia ocorrer no fim do mês, seundo um representante da ANP. Abbas já teve reuniões em outras ocasiões com a Liga Árabe sobre a criação de uma estratégia palestina com relação à Israel, mas as negociações estão paradas desde o ano passado.


DKS CONTRATOU EX-AGENTES DA CIA PARA AJUDAR EM SUA DEFESA
O Globo
Com a imagem arranhada e correndo o risco de ser sentenciado a até 74 anos de prisão, o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn está aos poucos se armando para enfrentar a situação dentro e fora do tribunal. [Ontem], ele passou sua primeira noite em uma semana fora da cadeia, em prisão domiciliar em Nova York.
Os advogados de DSK teriam procurado em sigilo a assessoria em relações públicas de uma consultoria em Washington, gerenciada por ex-diplomatas e funcionários da CIA (a agência de inteligência americana).
O objetivo seria ter a ajuda da firma em gestão de crise.

Um comentário:

  1. Desmoralização
    Viram só como essa novelinha envolvendo o pres. do FMI, teve começo e fim rapidamente? As autoridades não deram chance para enrolação entre um capítulo e outro, muito menos tempo para esticar o meio da história. Todos perguntam (inclusive eu) e se fosse no Brasil? Ora, ora. o fim seria nada, nadica de nada. A jovem camareira seria acusada de despertar no ancião desejos incontidos. Acho que esse senhor viu a funcionária negra, logo imaginou: deve ser brasileira, inculta e pobre; posso me divertir um bocado em troca de alguns euros. Deu no que deu, se ferrou! A "diversão" vai custar alguns milhões e possivelmente alguns anos em "cana"

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).