EM REUNIÃO DO G20, DILMA DEFENDE PISO GLOBAL DE RENDA
A presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira a criação de um piso global de renda, proposta apresentada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como medida de proteção mundial. “Tem efeito inequívoco contra a crise. O Brasil não irá se opor a uma taxa financeira mundial, se isso for um consenso entre os países a favor da ampliação dos investimentos sociais”, disse Dilma durante reunião de líderes do G20 em Cannes, na França. Dilma Rousseff voltou a defender os investimentos sociais como medida anticrise. “A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe média foi não somente uma imposição moral como também uma questão de enfrentamento econômico”. (G1)
APÓS REELEIÇÃO DE CRISTINA, ARGENTINA COMEÇA A CORTAR GASTOS
Dez dias depois a reeleição da presidenta Cristina Kirchner, o governo argentino anunciou nesta quarta-feira a redução dos subsídios que destina aos serviços públicos. Os subsídios são um dos pilares econômicos do kirchnerismo e vinham aumentando desde 2003. “Até agora o governo disse que vai cortar das empresas e não deixou bem claro como ficarão esses serviços que atingem diretamente a população”, relata Lucas Ferraz, correspondente da Folha em Buenos Aires. A medida anunciada é a segunda desta semana. Na segunda-feira, o governo reforçou o controle da venda e compra do dólar para evitar fuga de capitais. (Folha)
BZ-Como todo governo demagógico e populista, o que interessa é ganhar as eleições. Depois, o povo que se aguente.
SÍRIA VOLTA A REPRIMIR E A MATAR MANIFESTANTES
Um dia após o governo da Síria aceitar uma proposta da Liga Árabe para dar fim à violência contra protestos da oposição, forças de segurança do regime Bashar al-Assad voltaram a abrir fogo e mataram pelo menos 24 manifestantes na cidade de Homs. Segundo testemunhas, tanques foram usados na repressão.
BZ-Na edição de ontem já tínhamos dúvidas sobre a disposição de Assad, de cumprir o acordo. Agora temos a ceretza de que o acordo não será cumprido. Assad não tem compromisso com a democracia nem com a paz. Para ele interessa apenas o poder absoluto. Vai ter que ser retirado à força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).