quinta-feira, 24 de abril de 2014

ABASTECIMENTO NO SÃO FRANCISCO PODE SER LIMITADO

24/04/2014


O município de Pirapora, em Minas Gerais, passa por uma situação singular – pode ter o abastecimento de água prejudicado para que o lago da hidrelétrica de Três Marias não seque antes das chuvas do próximo verão. 
A usina é da Cemig, mas quem coordena o volume de água na barragem é o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela gestão do sistema elétrico nacional. 
“Nossa situação não faz o menor sentido”, diz Esmeraldo Ferreira Santos, diretor-presidente do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Pirapora. 
“A prioridade do uso da água é o abastecimento humano.” O município precisa construir a toque de caixa um novo sistema de captação de água. 
O atual, que se abastece no Rio São Francisco, há cerca de 50 anos, só funciona quando o volume de água do Velho Chico corre acima de 250 metros cúbicos por segundo (m³/s). 
Esse volume pode ser regulado pelas comportas da hidrelétrica de Três Marias, a 120 quilômetros rio acima da cidade. 
Por determinação do ONS, esse volume deve cair para 150 m³/s a partir de 1.º de junho, mas o município diz não ter como cumprir o prazo. O ONS, por sua vez, declarou à prefeitura que precisa tomar a providência para preservar o lago da hidrelétrica. Alexa Salomão, Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).