terça-feira, 22 de abril de 2014

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

22/04/2014
BZ PRESS

O Brasil, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.
Em 22 de abril de 1500, exatamente 514 anos atrás, os portugueses “descobriram” o Brasil, que era habitado por seus donos, os indígenas, que já viviam aqui desde tempos imemoriais, e não precisavam nem mesmo queriam ser descobertos. 
Mas progresso é progresso, e os portugueses se autodeclararam donos da terra, em nome de el Rei de Portugal. 
Diz-se que não foi propriamente um descobrimento, pois antes dessa data, vários navegadores já haviam estado por aqui. Não foi por outra razão, que no Tratado de Tordesilhas, firmado entre entre Espanha e Portugal, em 1493, Portugal exigiu que o meridiano divisor fosse fixado a 370 léguas (2220 quilômetros) a oeste das ilhas de Cabo Verde, enquanto a Espanha queria que fosse apenas 100 léguas. Ganhou Portugal.
Se fosse obedecido esse tratado, o Brasil teria menos da metade da área que tem hoje. A linha divisória passava em Belém do Pará ao norte e Laguna (SC) ao sul. A ampliação da área foi feita ....mas aí já é outra história.   
PARABÉNS BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).