sexta-feira, 25 de julho de 2014

ESPORTE & COPA

25/07/2014

COPA NÃO AFETOU GERAÇÃO DE EMPREGOS, DIZ IBGE


A Copa do Mundo teve um impacto discreto e não afetou a geração de vagas nas quatro regiões metropolitanas onde a Pesquisa Mensal de Emprego foi realizada no mês de junho. 
A avaliação é da técnica Adriana Beringuy, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
“Na formação de postos de trabalho, de fato houve até leve aumento em alguns setores relacionados ao evento, como outros serviços, em algumas das regiões. 
Só que a formação foi relativamente discreta, a ponto de não impactar a geração de postos de trabalho das regiões como um todo”, afirmou. 
Em Recife, houve 30 mil contratações no segmento de outros serviços, uma alta de 12,3% em relação a maio, informou o IBGE. A taxa de desemprego na região metropolitana ficou em 6,2% no período, contra 7,2% em maio.
Já em Belo Horizonte, o segmento de outros serviços ampliou o quadro em 17 mil funcionários em junho, alta de 3,8% ante o mês anterior (uma estabilidade do ponto de vista estatístico para esta região). Mas o comércio demitiu 10 mil pessoas. 
A taxa de desocupação que havia sido de 3,8% em maio foi para 3,9% em junho. 
No Rio de Janeiro, outros serviços contrataram 28 mil, enquanto o comércio abriu 39 mil postos. A taxa de desemprego ficou em 3,2% em junho, contra 3,4% em maio. 
Na região metropolitana de São Paulo, o comércio contratou 36 mil pessoas, enquanto outros serviços abriram 12 mil postos de trabalho. 
Mas esses movimentos não são estatisticamente relevantes – diferentemente da dispensa de 74 mil trabalhadores pela indústria entre maio e junho. A taxa de desemprego na região ficou estável em 5,1%. 
“A ausência de crescimento ou a baixa evolução da população ocupada permaneceram mesmo diante do evento”, reforçou Adriana. Idiana Tomazelli, Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).