quarta-feira, 23 de julho de 2014

XIQUEXIQUE: PODEMOS FICAR SEM ÁGUA EM 40 DIAS, DIZ DIRETOR DE ÁGUAS DA PREFEITURA

23/07/2014


A escassez de chuva que atinge o Vale do São Francisco há 120 dias pode fazer com que a cidade de Xique-Xique fique sem água se a situação não for revertida, afirmou Edgardo Pessoa Filho, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ligado à prefeitura local. 
“Se o cenário não for alterado, o abastecimento de Xique-Xique pode ser interrompido em 40 dias”, observou nesta terça-feira (22), durante entrevista a uma rádio local. 
Segundo ele, a falta de chuvas fez com que o volume de água do Canal do Guaxinim baixasse significativamente, o que afetou a navegabilidade e a agricultura da região. 
Edgardo defendeu que o racionamento não é uma solução, já que o problema não é a quantidade de água e sim a fonte. 
“A grande questão é que o braço onde captamos água está perdendo a ligação com o rio. 
Podemos fazer a drenagem e alargar o canal, o que acaba sendo um paliativo se o volume de água continuar caindo. 
Outra solução é diversificar a fonte, mas essa opção depende de um grande investimento que o município não pode fazer sozinho”, alertou. 
Ele e o prefeito Ricardo Bessa Magalhães devem inspecionar o local para buscar um diagnóstico mais preciso. Informações do site Sertão Baiano. Bahia Notícias
BZ-No momento em que escrevemos esta péssima notícia, o prefeito Ricardo, o secretário do Meio Ambiente Geraldo e o diretor do SAAE Gal, estão na Ilha do Amarracouro, conversando com residentes locais, onde alguns afirmam que se não houver uma providência urgente quanto ao canal do Guaxinim, este braço e o braço do Miradouro pode ter seu fluxo de água interrompido. Estamos numa situação muito difícil. 

Um comentário:

  1. As controvérsias da vida , quem diria que sobraria agua em Irecê e faltaria em Xique-Xique ! É uma pena que a população, e seus representantes politicos não tenham forças para defender os interesses da coletividade xique-xiquense! O município foi prejudicado com o projeto Baixio de Irecê pois não recebeu nenhuma benfeitoria de fato com este empreendimento, mais uma vez ela e prejudicada e passada para trás.
    ACORDA XIQUE-XIQUE!!!!!!!

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).