segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FUTEBOL BRASILEIRO TEVE 12 CASOS DE RACISMO EM 2014; TRÊS FORAM NO NORDESTE

01/09/2014

Axé, rei Pelé.!
Depois das ofensas racistas ao goleiro Aranha no duelo do Santos contra o Grêmio na última quinta-feira (28), em Porto Alegre, o jornal Folha de S. Paulo fez um levantamento dos casos de ofensas racistas no futebol brasileiro em 2014. 
Nos primeiros oito meses do ano, foram identificados 12 casos, o que leva a uma média de mais de um episódio por mês. 
Três das denúncias de gestos racistas aconteceram na região Nordeste: em 2 de março, o goleiro Dida, do América-MG, afirmou ter sido chamado de "macaco" por torcedores do Alecrim em partida do Campeonato Potiguar; no confronto entre Estanciano e Confiança, pelo Campeonato Sergipano em 12 de abril, o jogador Oliveira, do time mandante, acusou Leandro Kivel, do Dragão, de ter cometido ofensas racistas; já no último dia 25, pela Série C do Campeonato Brasileiro, torcedores do Treze-PB teriam chamado jogadores do Cuiabá que estavam no banco de reservas de "macacos". 
Segundo Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê a perda de três pontos para o clube condenado, e a exclusão caso seja um torneio eliminatório. Dos 12 incidentes de 2014, dois ainda estão em andamento.
BZ-O preconceito é fruto da intolerância associada à ignorância. Falar mal de negros, num país mestiço, mulato, bonito pela graça da mistura, onde o rei é o Pelé, ajudado por negros geniais como Zizinho (mestre Ziza), Domingos da Guia, Leônidas (o diamante negro), Didi, o inventor da "folha seca", Ademir da Guia, etc..., revela uma imensa ignorância. 

2 comentários:

  1. Vereador Padeirinho quando da gestão do ex-prefeito de Xique-Xique,vossa excelência sempre falava que aquele governo era ruim,era isso,era aquilo,pois bem.Agora faço pergunta para vossa excelência e todos os ex-oposição:o atual governo está tão bom assim,para que todos fiquem "caladinhos"? Abraço!
    ,

    ResponderExcluir
  2. Atenção prefeito dos projetod utópicos e vereadores da coligação "Nasce Uma Nova Cidade":Quandos infocentros serão reabertos? Afinal,01 ano e 08 meses é tempo demais,não acham? Onde está a nova cidade? No final do arco-íris?

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).