sábado, 27 de dezembro de 2014

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

27/12/2014
MENSALÃO: PRIMEIRO MENSALEIRO NO REGIME FECHADO PEDE PROGRESSÃO 

Por: Natallie Valleijo/Diário do Poder 
O ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane, preso no processo do mensalão do PT, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) progressão para do regime fechado para o semiaberto. 
Condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro, ele é o primeiro condenado ao regime fechado a pedir a progressão. 
O mensaleiro também pediu autorização para trabalhar como gerente em um estacionamento em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, com salário de R$ 3,1 mil. 
O pedido de Samarane deverá ser analisado pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, em razão do recesso do tribunal, que retoma os trabalhos apenas em fevereiro. 


SEM PROVAS 

Verdade ou mentira, nem tudo que Paulo Roberto Costa tem dito judicialmente poderá ser provado. 
E esta é a esperança de meio mundo político e empresarial no momento – aquele “meio mundo” que deve, claro . 
Um exemplo disso é a acusação feita contra Sérgio Machado, de pagar-lhe 500 000 reais em razão da diretoria de Abastecimento da Petrobras ter participado da contratação de navios para a Transpetro. 
No depoimento sigiloso prestado à promotora Glaucia Santana no fim de novembro, PRC reafirmou o que disse na Justiça do Paraná. 
Mas quando Glaucia quis saber se havia alguma prova ou documento que comprovasse o pagamento, Costa disse que nada disso existia. Por Lauro Jardim/Veja 


TCU ADIA BLOQUEIO DE BENS DOS DIRETORES DA PETROBRAS 
Ministro Cedraz, um velho conhecido dos bahianos
O Globo/CN
Um ato do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, vem livrando dez gestores e ex-gestores da Petrobras da medida de bloqueio de bens, determinada pelo próprio tribunal para garantir o ressarcimento de prejuízos na compra da refinaria de Pasadena, no Texas. 
O ministro pediu vista do processo que analisava se a presidente da estatal, Graça Foster, também deveria ser incluída na medida do bloqueio — ela ficou fora da decisão devido a um erro técnico das auditorias. 
A votação estava em cinco a dois a favor de Graça, mas não foi concluída por causa do pedido de vista. O que não se sabia era que o ato interromperia também um recurso dos gestores contra o bloqueio, analisado na mesma votação, segundo ministros consultados. 


LAVA-JATO: EMPREITEIRAS ESTÃO NA MIRA DA LEI ANTICORRUPÇÃO 

POR VINICIUS SASSINE/O GLOBO BRASÍLIA 
Parte das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras deverá ser julgada com base nas regras mais duras da nova Lei Anticorrupção, que entrou em vigor em 29 de janeiro deste ano. 
Notas fiscais apreendidas pela Polícia Federal comprovam que a construtora Engevix continuou pagando propinas ao esquema operado pelo doleiro Alberto Youssef e por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal, em fevereiro de 2014, quando a Lei Anticorrupção já estava valendo. 
Integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato agora devem enquadrar outras construtoras na mesma situação. Entre as sanções previstas na Lei Anticorrupção estão até a dissolução compulsória das empresas ou a suspensão de suas atividades, a perda de bens e a aplicação de multas milionárias, entre outras medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).