domingo, 28 de dezembro de 2014

INTERNACIONAIS

28/12/2014
POLICIAIS DE NOVA YORK VIRAM AS COSTAS AO PREFEITO DURANTE FUNERAL DE COLEGA
Durante o discurso do prefeito de N. York, os policiais ficam de costas em sinal de protesto.
por Associated Press/Estadão Conteúdo 
Centenas de policiais de Nova York voltaram as costas ao prefeito da cidade, Bill de Blasio, quando ele discursava durante o funeral de um policial assassinado. 
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, também participaram da cerimônia neste sábado na Igreja do Tabernáculo de Cristo, no bairro do Queens. 
A reação dos policiais que acompanhavam a cerimônia em um telão instalado do lado de fora da igreja seguiu-se a declarações de líderes do sindicato da polícia, segundo as quais De Blasio contribuiu para o clima de desconfiança entre a população e a polícia, o que teria levado ao assassinato de Rafael Ramos, sepultado neste sábado, e seu colega Wenjian Liu, mortos a tiros no dia 20 quando sentados dentro de um carro de patrulha. 
A morte dos dois policiais aconteceu depois de semanas de protestos contra a violência policial em dezenas de cidades norte-americanas. As manifestações aconteceram depois de a Justiça dos EUA não indiciar os policiais envolvidos nas mortes de dois homens negros desarmados, 
Michael Brown, morto a tiros em Ferguson (Missouri) e Eric Garner, asfixiado em Staten Island, em Nova York. De Blasio é criticado pelos policiais por ter condenado a violência excessiva da polícia contra minorias étnicas. 
O presidente do sindicato dos policiais de Nova York, Patrick Lynch, chegou a dizer que De Blasio tem "sangue em suas mãos". As muitas manifestações oficiais em favor da polícia, que incluíram uma missa na Catedral de St. Patrick celebrada pelo arcebispo de Nova York, cardeal Timothy Dolan, no dia 21, contribuíram para que os protestos contra a violência policial diminuíssem de intensidade na última semana. 


ALEMANHA EM ALERTA COM CHEGADA DA TEMPORADA DE NEVASCAS 

Depois de passar por um Natal relativamente quente para a região, começou a temporada de neve na Alemanha. O sudoeste do país foi a área mais afetada. 
Os carros foram impedidos de circular em algumas áreas, até que fosse feita uma raspagem do solo. 
Os serviços de inverno do país já estão em alerta máximo. Acostumados a passar o Natal com neve, os alemães estavam desapontados com as temperaturas amenas deste ano. 
Mas os meteorologistas dizem que, agora, o inverno começou pra valer e que a expectativa é de uma virada de ano literalmente branca. EFE


SÍRIA DIZ ESTAR PRONTA PARA NEGOCIAÇÕES DE PAZ

A imprensa estatal da Síria disse que o governo do presidente Bashar al-Assad está preparado para participar de negociações de paz que devem ser promovidas pela Rússia no próximo mês. 
Segundo uma fonte de Ministério de Relações Exteriores, o governo “está preparado para participar de reuniões preparatórios, de consultoria em Moscou, que devem atender às aspirações dos sírios de encontrar uma saída para a crise”. 
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira que esperava realizar negociações de paz após 20 de janeiro de 2015 entre o governo Assad e representantes da oposição. 
A Síria vive seu quarto ano de guerra civil, que já deixou mais de 200 mil mortos e desalojou um terço da população do país. 
O conflito também abriu espaço para o surgimento do grupo terrorista Estado Islâmico, que agora domina boa parte do território da Síria e do vizinho Iraque. 
A Rússia é o principal aliado de Assad e não está claro se algum dos grupos de oposição vai concordar em participar das negociações de paz em Moscou. Segundo o governo sírio informou na imprensa estatal neste sábado, os encontros na capital russa serviriam apenas para preparar o caminho para reuniões a serem realizadas na própria Síria. 
“Essas reuniões visam um acordo sobre a realização de uma conferência de diálogo entre os próprios sírios, sem nenhuma intervenção externa”, disse a fonte do Ministério de Relações Exteriores. Agência Estado 


COREIA DO NORTE CHAMA OBAMA DE 'MACACO' EM POLÊMICA SOBRE FILME


France Presse
A Coreia do Norte chamou neste sábado o presidente americano, Barack Obama, de macaco, por incitar, segundo o país, a divulgação do polêmico filme "A Entrevista" sobre a morte fictícia do líder norte-coreano, e ameaçou com um "golpe demolidor irreparável". 
A poderosa Comissão Nacional de Defesa (CND) norte-coreana também acusou os Estados Unidos de perturbar o funcionamento da internet nos meios de comunicação da Coreia do Norte. 
O país sofreu apagões da internet nesta semana, o que provocou especulações sobre um ciberataque lançado pelas autoridades americanas em resposta aos ataques informáticos contra a Sony Pictures - estúdio cinematográfico responsável pela comédia "A Entrevista" - atribuídos por Washington a Pyongyang.
BZ-Nessa guerra cibernética, vence quem tiver mais tecnologia, os Estados Unidos sem dúvida alguma. A prática de interferir como hacker nos sistemas cibernéticos de outros países, é execrável, mas às vezes é necessário um demonstração de força e poderio, para colocar certas pessoas no devido lugar. Esse ditadorzinho da Coréia, de há muito que necessita de uma boa lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).