quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

INTERNACIONAIS

31/12/2014
MENINO DE DOIS ANOS MATA A MÃE DENTRO DE SUPERMERCADO NOS EUA 

Um menino de dois anos matou a mãe ao disparar a arma que ela carregava na bolsa, nos Estados Unidos. O incidente aconteceu em um supermercado no estado de Idaho. 
Segundo testemunhas, a mulher estava com várias crianças no fundo da loja quando o filho pegou a arma na bolsa dela e acionou o gatilho acidentalmente. 
A vítima, que não teve a identidade divulgada, tinha porte de armas. Band News 


EUA SUSPEITAM QUE COREIA DO NORTE TEVE AJUDA NO ATAQUE À SONY PICTURES 

Investigadores norte-americanos acreditam que a Coreia do Norte contratou crackers de fora do país para ajudar no ciberataque feito no mês passado contra a Sony Pictures. A informação é de uma autoridade próxima à investigação, ouvida pela Reuters. 
A ideia dos americanos é de que o país asiático não tem capacidade de realizar certos elementos da sofisticada campanha por si só. Investigadores estão analisando a possibilidade de Pyongyang ter “contratado” parte do trabalho. 
Até o momento, o FBI mantém a declaração de que Pyongyang teria sido o principal responsável pelo ataque contra a unidade da Sony Corp. 
Pessoas que reivindicaram a autoria da invasão disseram em mensagens na Internet que estão enfurecidas com o filme “A Entrevista”, promovida pela Sony Pictures, uma comédia sobre o assassinato fictício do líder norte-coreano Kim Jong Un. Bahia Notícias 


NOVAS SANÇÕES DOS EUA PODEM PREJUDICAR NEGOCIAÇÕES COM IRÃ E SÍRIA, DIZ RÚSSIA 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta terça-feira que as recentes sanções impostas pelos Estados Unidas contra Moscou podem prejudicar a cooperação nas negociações sobre o programa nuclear no Irã e sobre os conflitos na Síria. 
“As ações dos Estados Unidos nos leva a questionar as perspectivas da cooperação bilateral em resolver o problema do programa nuclear iraniano, a crise na Síria e outros problemas interfaciais urgentes”, afirmou o ministério, em um comunicado. 
Na segunda-feira, o Departamento de Estado americano impôs sanções contra quatro russos por violações de direitos humanos. 
De acordo com o órgão, eles não podem entrar em território americano e qualquer ativo que tenham no país foi congelado. A ação é o mais recente sinal de agravamento da relação entre Washington e Moscou. Nos últimos meses, a Rússia tem enfrentado contundentes sanções econômicas devido à sua interferência na Ucrânia. 
Trinta e quatro russos estão agora incluídos na lista de restrições. Em resposta, o governo russo também afirmou ainda que “Washington mais uma vez parece usar duas medidas a respeito de violações de direitos humanos enquanto fecha os olhos para uma situação nos Estados Unidos que é muito longe de ser exemplar”. 
O ministério afirmou que até pouco tempo, os serviços de segurança americanos tinham o direito de realizar formas medievais de tortura e que policiais escaparam de punições por “matar pessoas apenas por causa de sua cor de pele diferente”. Estadão Conteúdo, com informações da Associated Press 


RÚSSIA: POLÍCIA PRENDE LÍDER DA OPOSIÇÃO 

A polícia da Rússia prendeu o líder da oposição e um dos principais críticos do presidente Vladimir Putin, Alexei Navalny, nesta terça-feira, após ele andar em direção a um protesto de apoiadores no centro de Moscou, segundo a agência de notícias Interfax. 
Navalny havia sido condenado nesta terça-feira por fraude e lavagem de dinheiro, mas recebeu apenas uma suspensão como sentença suspensa de três anos e meio. 
Isso significa que Navalny poderia ser preso a qualquer momento, caso novos crimes fossem cometidos, embora tal decisão devesse ser tomada por um tribunal. 
No entanto, a polícia alega que a aparição do líder na manifestação viola os termos da sua prisão domiciliar. 
Organizado às pressas, o protesto não tinha o aval das autoridades e levou centenas de pessoas às ruas da capital russa, apesar do grande número de policiais nos arredores do tribunal onde Navalny recebeu sua sentença Dow Jones Newswires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).