16/01/2015
NOVAS REGRAS PARA A RELAÇÃO COM CUBA ENTRAM EM VIGOR NESTA SEXTA
Entra em vigor na sexta-feira o conjunto de regras que representa o primeiro passo concreto dos Estados Unidos para implementar o anúncio feito no mês passado pelo presidente Barack Obama de restauração dos laços diplomáticos com Cuba e alívio do embargo econômico imposto ao adversário da Guerra Fria após mais de 50 anos.
As medidas afrouxam décadas de restrições comerciais e financeiras sobre Cuba, abrindo o país para as telecomunicações, construção e serviços financeiros dos EUA.
Outros decretos também permitirão viagens de americanos à ilha sem terem de pedir permissão antes, desde que viajem por motivos de educação, religião ou outras razões aprovadas. O fim de todas as sanções, no entanto, ainda dependem da aprovação do Congresso, hoje controlado por uma maioria republicana.
"Essas mudanças terão um impacto direto em um maior envolvimento do povo cubano, promovendo uma mudança positiva para os cidadãos", afirmou em comunicado o secretário do Tesouro, Jacob J. Lew, que supervisiona a política de sanções. EFE
OPERAÇÃO ANTITERRORISTA NA BÉLGICA DEIXA DOIS MORTOS
Uma operação antiterrorista na Bélgica deixou pelo menos 2 mortos e um ferido. Segundo a imprensa internacional, a operação ocorre no centro da cidade e ainda está em curso.
A polícia da Bélgica lançou, nesta quinta-feira, uma operação anti terrorista em Verviers, no leste do país.
Um vídeo publicado na internet mostra a suposta ação da polícia belga. É possível ouvir dezenas de disparos, além de fumaça e fogo no local.
De acordo com a CNN, o foco da operação seria uma célula terrorista que planejava ataques na Europa, a mando do grupo Estado Islâmico. Pelo menos um suspeito foi detido. Band News
PAPA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO PERMITE INSULTOS À FÉ DOS OUTROS
![]() |
O papa Francisco afirmou hoje (15) que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não permite “insultos à fé dos outros”. Francisco ressaltou, porém, que “matar em nome de Deus” é “uma aberração”.
“Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la”, disse o pontífice aos jornalistas a bordo do avião que o levou de Colombo, no Sri Lanka, para Manila, nas Filipinas.
Perguntado sobre as caricaturas do semanário satírico francês Charlie Hebdo, alvo de um atentado que causou 12 mortes na semana passada, em Paris, o papa disse que a liberdade de expressão deve “exercer-se sem ofender”.
Ele ressaltou que o direito de se expressar é “fundamental”. “Todos têm não apenas a liberdade, o direito, como também a obrigação de dizer o que pensam para ajudar o bem comum.
É legítimo usar esta liberdade, mas sem ofender”, insistiu Francisco, pedindo verdade, principalmente na atividade política. Leia mais na Agência Brasil.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).