segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

16/02/2015
DIRCEU E PALOCCI DEVEM COMPARECER À CPI DA PETROBRAS 

Titular do PSDB na CPI da Petrobras que começa a funcionar após o Carnaval, o deputado Otavio Leite (RJ) defendeu o convite aos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, além dos demais citados pelo doleiro Alberto Youssef em depoimento tornado público pela Justiça na quinta-feira (12). 
“Será indispensável convocá-los para que o país saiba mais sobre esse mar de lama”, disse Leite nesta sexta (13). 
O deputado atuará na comissão ao lado de Izalci (DF) e Bruno Covas (SP). As revelações do doleiro não chegaram a surpreender o parlamentar tucano, pois, segundo ele, já existem pistas e indícios suficientes da relação entre o esquema criminoso que se instalou na companhia e os que o antecederam na gestão petista, como o Mensalão. 
“Trata-se de uma instrumentalização de assalto ao poder, que, desde o início do governo Lula, se implantou no Brasil”, observou. “É uma rede que foi construída lá atrás, que foi se sofisticando e que chegou ao ponto dessa barbaridade que estamos assistindo”, completou.
Em depoimento prestado aos procuradores da Operação Lava Jato, em 10 de outubro do ano passado, e que veio a público esta semana, Youssef afirmou que Dirceu e Palocci tinham “ligações” com um dos empresários que admitiram ter pago suborno a diretores da estatal. Segundo ele, o ex-ministro da Casa Civil e mensaleiro era “amigo” do empresário Julio Camargo. Política Livre 
BZ-Depois diz que não é quadrilheiro


PF VAI INVESTIGAR CAUSAS DO ACIDENTE EM NAVIO-PLATAFORMA 

A Polícia Federal (PF) informou hoje (13) que abriu inquérito para apurar as causas do acidente no navio-plataforma Cidade São Mateus, que causou a morte de cinco pessoas no litoral do Espírito Santo na quarta-feira passada (11). A Polícia Federal (PF) informou hoje (13) que abriu inquérito para apurar as causas do acidente no navio-plataforma Cidade São Mateus, que causou a morte de cinco pessoas no litoral do Espírito Santo na quarta-feira passada (11). A polícia pediu nome e qualificação dos 74 tripulantes da embarcação à Petrobras, com a indicação das vítimas. O inquérito deve ser concluído em 30 dias. Quatro pessoas continuam desaparecidas. Mais de 20 pessoas ficaram feridas e duas estão internadas em estado grave. Uma equipe da PF fará uma inspeção no local quando a embarcação for liberada ao fim das buscas pelos desaparecidos. Diário do Poder 


COM R$ 1,5 BI A RECEBER DA SETE BRASIL, ESTALEIROS DEMITEM 

Com uma carta aos funcionários dizendo que a indústria naval vive uma crise sem precedentes e que os atrasos de pagamento da Sete Brasil tornaram sua situação insustentável, o estaleiro Enseada, no Recôncavo Baiano, demitiu na sexta-feira (13) 350 trabalhadores. 
O número de demitidos acentua ainda mais a queda de empregados no setor de construção naval. Segundo o Sindicato da Indústria Naval, só em janeiro deste ano, foram cortados três mil postos. 
A situação é crítica para os cinco estaleiros que têm contratos com a Sete Brasil, empresa criada para gerenciar a construção das sondas a serem usadas pela Petrobrás na exploração do pré-sal. Segundo fontes ligadas à empresa, a Sete deixou de pagar aos cinco estaleiros entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões desde novembro. 
E é no estaleiro da Bahia que a situação parece mais grave. O estaleiro Enseada, que pertence às construtoras Odebrecht, OAS e UTC, além do grupo japonês Kawasaki, começou a ser construído em 2012 para atender a demanda do pré-sal.
O estaleiro já está 82% concluído, mas as obras foram paralisadas desde que a Sete Brasil começou a atrasar pagamentos e três mil trabalhadores foram desmobilizados. 
As demissões alcançam o estaleiro, que informou a suspensão da produção, assim como outros fornecedores da Sete. A empresa está desde novembro sem pagar o Enseada e a dívida já chega a R$ 500 milhões. 
Com a inadimplência de seu único cliente, está impossível obter crédito. Leia mais no Estadão.
BZ-Com o dinheiro farto do Petrolão, tudo ia bem, muito obrigado. Fecharam as troneiras e as empresas "competentes" começam a falir, demitindo trabalhadores. E de quem é a culpaw

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