quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

INTERNACIONAIS

11/02/2015
REVELAÇÕES DO SWISSLEAKS SÃO A “PONTA DO ICEBERG”, DIZ FALCIANI 

O especialista em informática franco-italiano Hervé Falciani, que esteve na origem das revelações do escândalo de evasão fiscal na filial suíça do HSBC, garante que os jornalistas só tiveram acesso à “ponta do iceberg”. 
Alvo de um mandado de captura internacional, lançado pela Suíça por violações de segredo bancário, Falciani destacou que os jornalistas tiveram acesso apenas a “uma parte” das informações que transmitiu ao Estado francês. 
“A administração fiscal ficou com muito mais”, acrescentou. Questionado sobre os 106 mil clientes particulares que o jornal Le Monde diz terem sido detectados, Falciani afirmou que “há ainda mais do que aquilo que os jornalistas têm. 
Milhões de transações [entre bancos] foram igualmente citadas nos documentos que transmiti. Os números dão uma ideia do que pode ser a ponta do iceberg”. Falciani obteve documentos do seu antigo empregador, o HSBC, que permitiram a um consórcio internacional de jornalistas, liderado pelo Le Monde, expor um imenso sistema de evasão fiscal europeu. Agência Brasil 
BZ-Muito oportuna essa revelação do Falciani, onde fica claro que a usura bancária, favorece o encobrimento de dinheiro ilícito e sua lavagem.


LÍDER DA OPOSIÇÃO DA MALÁSIA É CONDENADO POR SODOMIA 

O líder da oposição do governo da Malásia, Anwar Ibrahim, foi condenado pela Suprema Corte da Malásia por sodomia pela segunda vez. 
O tribunal anunciou nesta terça-feira (10) que Ibrahim cumprirá pena de cinco anos de prisão sob alegação de ter tido relações sexuais com o assessor. 
O líder da oposição justifica ser perseguido pelo governo que, segundo ele, condenou-o em uma tentativa de acabar com sua carreira política. 
Ele é o principal inimigo do partido do primeiro-ministro Najib Razak. A primeira vez em que Ibrahim foi condenado também por sodomia foi em 1990, depois de passar a ocupar o cargo de vice-premier da Malásia. 
Ele foi absolvido em 2012 pela Suprema Corte, mas a absolvição foi anulada em março do ano passado. Já o caso julgado nesta terça-feira (10) ocorreu em 2008, momento em que a oposição conseguiu um sucesso histórico nas eleições legislativas. Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).