16/02/2015
INFLAÇÃO DA VENEZUELA ATINGIU 68,5% EM 2014
![]() |
A inflação na Venezuela atingiu 68,5% em 2014, revelou hoje (14) o Banco Central do país depois de informar que o índice de dezembro ficou em 5,3%, próximo dos 5,7% registrados em abril e maio.
Com mais de um mês de atraso, os dados de dezembro foram divulgados apontando a inflação de 2014 em 68,5%, acima dos 56% de 2013.
Nos últimos meses, o aumento nos preços está associada a uma escassez de produtos nos pontos de venda a varejo, num país dependente das importações e cuja entrada de dólares, necessários ao comércio externo, tem caído devido à baixa do preço do petróleo.
A Venezuela é o quinto exportador mundial de petróleo e recebe mais de 90% das suas divisas da venda do produto. Agência Brasil
BZ-O descontrole de contas governamentais, o excessivo gasto do governo com programas assistencialistas, a incompetência generalizada do governo Maduro, está redundando em alta inflação, desabastecimento, descontrole cambial, falta de investimento, etc.. Esse é o caminho que temos que evitar,
MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES ALEMÃO PEDE COMPROMISSO COM TRÉGUA NA UCRÂNIA
![]() |
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu que todas as partes envolvidas no conflito na Ucrânia sejam razoáveis e não coloquem em risco o cessar-fogo, que teve início à meia-noite (horário local).
O comentário faz parte de esforços diplomáticos para que as forças ucranianas e separatistas pró-Rússia respeitem a trégua, vista por muitos como última chance possível de encerrar o conflito, que matou mais de 5 mil pessoas.
O acordo para o cessar-fogo envolveu líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia, em negociações que duraram 17 horas e foram encerradas na quinta-feira pela manhã, em Minsk, na Bielorrússia. “Esperamos que os esforços durante as 17 horas de negociações em Minsk não sejam desperdiçados por aqueles que não têm interesse no cessar-fogo”, afirmou Steinmeier, durante uma viagem à Colômbia.
Em Minsk, todas as partes concordaram com o acordo de paz que dá aos rebeldes ganhos importantes no leste da Ucrânia. Isso inclui o controle sobre grande parte do território ocupado nos últimos meses pelo menos até o final deste ano.
“Podemos apenas esperar que as partes envolvidas sejam razoáveis para encerrar os confrontos no leste da Ucrânia”, afirmou ele. Todos os lados são responsáveis por acabar com o conflitos e preparar o terreno para uma solução política, segundo ele. Agência Estado
PELO MENOS 18 CIVIS FORAM MORTOS NA UCRÂNIA ANTES DO CESSAR-FOGO
![]() |
Pelo menos 18 civis morreram em ataques no Leste da Ucrânia entre ontem e hoje (14), horas antes do cessar-fogo que entra em vigor à meia-noite de domingo. A informação é de militares ucranianos e rebeldes separatistas. “O inimigo continua bombardeando cidades sem consideração”, disse uma fonte do quartel-general das Forças ucranianas, afirmando que nas últimas 24 horas pelo menos 14 civis morreram por fogo de artilharia lançado pelos separatistas.As milícias pró-russas disseram que, ao mesmo tempo, na cidade de Donetsk morreram quatro civis por ataques ucranianos. Segundo o comando militar de Kiev, os separatistas tentaram, hoje de madrugada, tomar as posições das tropas governamentais na cidade de Debáltsevo, ponto estratégico de comunicação localizado na estrada que liga Donetsk e Lugansk, cidades controladas pelos pró-russos.O cessar-fogo é o primeiro teste do compromisso do governo ucraniano Kiev com os separatistas por um plano de paz.O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas se reunirá no domingo (15), em sessão de emergência, para reforçar o acordo de cessar-fogo acordado em Minsk para o Leste da Ucrânia. O Conselho de Segurança deverá aprovar uma resolução apresentada pela Rússia reivindicando que todas as partes cumpram o acordo de cessar-fogo. Agência Brasil
BOKO HARAM FAZ NOVO ATAQUE NO NORDESTE DA NIGÉRIA
![]() |
O grupo Boko Haram atacou a cidade de Gombe, no nordeste da Nigéria, neste sábado, relataram moradores locais. Os extremistas islâmicos teriam entrado em confronto com o Exército do país. Jummai Aliyu, que testemunhou os eventos, afirmou que as tropas extremistas travaram combate com soldados a cerca de três quilômetros da cidade.
Outras testemunhas relataram que os combatentes teriam chegado à cidade em um comboio. Militantes do Boko Haram realizaram o primeiro ataque do grupo no Chade, na sexta-feira, aumentando para três o número de países vizinhos à Nigéria envolvidos no conflito.
Camarões e Níger também já haviam sido atacados. Os três países afirmaram que irão contribuir para uma força regional contra o Boko Haram, que deve ser criada nas próximas semanas. Agência Estado





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).