18/02/2015
EXÉRCITO DA UCRÂNIA E REBELDES SEPARATISTAS PERDEM PRAZO FINAL PARA CESSAR-FOGO
![]() |
Os soldados do governo ucraniano e os rebeldes apoiados pela Rússia perderam o prazo final, estabelecido à meia-noite desta terça-feira, para iniciar a retirada de armas pesadas da linha de frente no leste da Ucrânia.
O porta-voz do Exército ucraniano Andriy Lysenko disse hoje que os separatistas continuaram a atacar posições do governo durante a noite perto da cidade de Debaltseve e que a retirada dependia do cumprimento total do cessar-fogo.
Segundo ele, pelo menos cinco soldados foram mortos e nove feridos nas últimas 24 horas na zona de guerra. Lysenko afirmou também que acordo de cessar-fogo, negociado pelos líderes europeus, especifica que o início da retirada das armas deveria ocorrer no segundo dia depois de as partes interromperem os combates, e isso não foi respeitado.
“Assim que a luta parar…nós estaremos prontos para começar a retirada”, acrescentou. A guerra no leste da Ucrânia já matou mais de 5.600 pessoas e deixou mais de um milhão de desabrigados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgados ontem.
Os confrontos deixaram também o coração industrial do país em ruínas. No entanto, os combates foram interrompidos, ou diminuíram, em algumas partes do leste da Ucrânia devastado pela guerra.
Segundo a agência de notícias dos rebeldes de Donetsk, autoridades separatistas afirmaram hoje que não tinham conhecimento de violações do cessar-fogo em sua área desde as 20h da segunda-feira (horário local).
Jornalistas viram disparos de artilharia hoje das posições do governo da Ucrânia contra posições rebeldes perto de Debaltseve. Bombardeios contínuos foram ouvidos na área durante toda a manhã e parte deles era proveniente de lançadores de foguetes. Estadão
TROPAS SÍRIAS CAPTURAM VILAS NAS PROXIMIDADES DE ALEPO
![]() |
Tropas do governo sírio, apoiadas por combatentes do grupo militante Hezbollah, capturaram várias vilas próximas de Alepo, a maior cidade do país, num rápido avanço nesta terça feira.
Com isso, as forças do presidente sírio Bashar Assad se aproxima de seu objetivo, que é sitiar bairros controlados por rebeldes na cidade.
Com esse avanço, as tropas do governo conseguiram interromper o fluxo na estrada que liga Alepo à fronteira com a Turquia, segundo informações do ativista Amer Hassam, que vive em Alepo, e do Observatório Sírio pelos Direitos Humanos.
Segundo o Observatório, sediado em Londres, 18 combatentes da oposição e vários soldados e homens ligados ao governo sírio foram mortos nos combates desta terça-feira. Diário do Poder
BZ-O cruel ditador Bashar Assad consegue se manter no poder pelo fato de que as outras alternativas de governo são piores.
EGITO PEDE AUTORIZAÇÃO À ONU PARA INTERVENÇÃO MILITAR NA LÍBIA
![]() |
O Egito pediu autorização à ONU para uma intervenção militar contra o Estado Islâmico, na Líbia.
O presidente egípcio disse que a intervenção militar da Otan - que ajudou a derrubar o ditador Muamar Kadafi em 2011 - foi uma missão inacabada.
Ele afirma que, desde então, o povo líbio foi abandonado e se tornou prisioneiro de milícias extremistas.
O Egito lançou dois bombardeios contra a Líbia na segunda-feira, em resposta às decapitações de 21 cristãos sequestrados pelo Estado Islâmico.
Agora, o governo egípcio tenta ganhar apoio para que uma coalizão internacional intervenha na Líbia. O assunto será discutido nesta quarta-feira, no Conselho de Segurança da ONU. BD NEWS
BZ-Pobre Líbia, escapou do caldeirão fervente da ditadura do Kadafi e caiu na "chapa quente" dos extremistas xiitas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).