quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

INTERNACIONAIS

18/02/2015
EXÉRCITO DA UCRÂNIA E REBELDES SEPARATISTAS PERDEM PRAZO FINAL PARA CESSAR-FOGO 

Os soldados do governo ucraniano e os rebeldes apoiados pela Rússia perderam o prazo final, estabelecido à meia-noite desta terça-feira, para iniciar a retirada de armas pesadas da linha de frente no leste da Ucrânia. 
O porta-voz do Exército ucraniano Andriy Lysenko disse hoje que os separatistas continuaram a atacar posições do governo durante a noite perto da cidade de Debaltseve e que a retirada dependia do cumprimento total do cessar-fogo. 
Segundo ele, pelo menos cinco soldados foram mortos e nove feridos nas últimas 24 horas na zona de guerra. Lysenko afirmou também que acordo de cessar-fogo, negociado pelos líderes europeus, especifica que o início da retirada das armas deveria ocorrer no segundo dia depois de as partes interromperem os combates, e isso não foi respeitado. 
“Assim que a luta parar…nós estaremos prontos para começar a retirada”, acrescentou. A guerra no leste da Ucrânia já matou mais de 5.600 pessoas e deixou mais de um milhão de desabrigados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgados ontem. 
Os confrontos deixaram também o coração industrial do país em ruínas. No entanto, os combates foram interrompidos, ou diminuíram, em algumas partes do leste da Ucrânia devastado pela guerra. 
Segundo a agência de notícias dos rebeldes de Donetsk, autoridades separatistas afirmaram hoje que não tinham conhecimento de violações do cessar-fogo em sua área desde as 20h da segunda-feira (horário local). 
Jornalistas viram disparos de artilharia hoje das posições do governo da Ucrânia contra posições rebeldes perto de Debaltseve. Bombardeios contínuos foram ouvidos na área durante toda a manhã e parte deles era proveniente de lançadores de foguetes. Estadão 


TROPAS SÍRIAS CAPTURAM VILAS NAS PROXIMIDADES DE ALEPO 

Tropas do governo sírio, apoiadas por combatentes do grupo militante Hezbollah, capturaram várias vilas próximas de Alepo, a maior cidade do país, num rápido avanço nesta terça feira. 
Com isso, as forças do presidente sírio Bashar Assad se aproxima de seu objetivo, que é sitiar bairros controlados por rebeldes na cidade. 
Com esse avanço, as tropas do governo conseguiram interromper o fluxo na estrada que liga Alepo à fronteira com a Turquia, segundo informações do ativista Amer Hassam, que vive em Alepo, e do Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. 
Segundo o Observatório, sediado em Londres, 18 combatentes da oposição e vários soldados e homens ligados ao governo sírio foram mortos nos combates desta terça-feira. Diário do Poder 
BZ-O cruel ditador Bashar Assad consegue se manter no poder pelo fato de que as outras alternativas de governo são piores.


EGITO PEDE AUTORIZAÇÃO À ONU PARA INTERVENÇÃO MILITAR NA LÍBIA 

O Egito pediu autorização à ONU para uma intervenção militar contra o Estado Islâmico, na Líbia. 
 O presidente egípcio disse que a intervenção militar da Otan - que ajudou a derrubar o ditador Muamar Kadafi em 2011 - foi uma missão inacabada. 
Ele afirma que, desde então, o povo líbio foi abandonado e se tornou prisioneiro de milícias extremistas. 
O Egito lançou dois bombardeios contra a Líbia na segunda-feira, em resposta às decapitações de 21 cristãos sequestrados pelo Estado Islâmico. 
Agora, o governo egípcio tenta ganhar apoio para que uma coalizão internacional intervenha na Líbia. O assunto será discutido nesta quarta-feira, no Conselho de Segurança da ONU. BD NEWS
BZ-Pobre Líbia, escapou do caldeirão fervente da ditadura do Kadafi e caiu na "chapa quente" dos extremistas xiitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).