12/02/2015
PT PEDE À PGR E PF QUE LAVA JATO INVESTIGUE GOVERNO FHC
![]() |
| Farinha do mesmo saco |
O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), entregou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Operação Lava Jato investigue possíveis crimes cometidos antes de 2003, ou seja, antes do início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A peça foi entregue também à diretoria da Polícia Federal e ao Ministério da Justiça e toma por base declarações do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco feitas durante delação premiada.
“Para fazer uma investigação à luz do dia, que de fato ponha as cartas na mesa, não se pode omitir absolutamente nada.
Qualquer omissão numa hora dessa gera muitas desconfianças”, disse Machado, ao deixar o STF.
O PT alega que Barusco disse ter começado a receber propina em 1997, época em que teria aberto a primeira conta na Suíça para depositar os valores.
Na peça, o parlamentar alega que os agentes de investigação têm atuado “de maneira parcial, dirigida e ilegal, com a nítida intenção de apenas apurarem o período de 2003 em diante, utilizando o procedimento investigatório com fins político-partidários, com o único objetivo de isentar de responsabilização quaisquer ilícitos perpetrados em período anterior a 2003, ou seja, durante o governo FHC (Fernando Henrique Cardoso, do PSDB)”.
Sibá Machado entregou a representação à vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, na tarde desta quarta-feira, 11.
Segundo o deputado, ela garantiu que encaminhará o documento ao procurador-geral, Rodrigo Janot, assim que este retornar dos Estados Unidos. Beatriz Bulla, Estadão Conteúdo
BZ-Sou totalmente a favor da mais completa devassa na atuação da Petrobrás nos últimos 20 anos, pois ninguém está acima da Lei. Vejo entretanto esta iniciativa, como uma manobra do PT, para complicar e confundir ainda mais as investigações que já estão em andamento, uma tentativa para mostrar que nas administrações do PSDB também havia corrupção e uma mensagem do PT ao PSDB: “não cairei sozinho”. Depois de 12 anos tentando provar que era melhor que o PSDB, agora que ser igual? Será o “canto do cisne” do PT?
LÍDER DO PMDB NA CÂMARA APOIOU AÉCIO.
![]() |
| O deputado Picciani e o candidato Aécio Neves |
O deputado federal Leonardo Picciani (RJ) é o novo líder do PMDB. Ele foi escolhido nesta manhã por 34 colegas de bancada, derrotando o concorrente Lucio Vieira Lima (BA), que obteve 33 votos.
O novo líder disse que seu compromisso é com a unidade do partido e a possibilidade de a legenda exercer um protagonismo maior no País.
Sua linha de atuação será a de ouvir e respeitar a posição da bancada. Picciani substitui, na liderança, o deputado Eduardo Cunha, que se tornou presidente da Câmara. A reunião de eleição do novo líder foi presidida por Cunha.
BZ-Mais uma derrota da presidente Dilma e sua equipe.
PT PROMETE PROCESSAR EX-GERENTE DA PETROBRAS POR ACUSAR PARTIDO DE RECEBER PROPINA
![]() |
O PT promete processar judicialmente o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, por ter acusado o partido de receber propinas em contraros da empresa, de 2003 a 2013.
Segundo Barusco, a propina variava entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões. A ação será protocolada após o carnaval, segundo Rui Falcão.
O PT ainda pretende acionar o comando da Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal, pedindo que sindicâncias sejam feitas para apurar "vazamentos seletivos" de informações dos depoimentos da Operação Lava Jato que implicam o partido.
Em depoimento da operação, Barusco confirmou que ele e Renato Duque (ex-diretor de Serviços da Petrobras entre 2003 e 2013) recebiam propina para facilitar que empresas assinassem contratos de grande porte com estatal, como os da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). As informações são do Uol.
BZ-Já não era sem tempo. Vamos aguardar e ver se o PT sai da ameaça e parte para as providências concretas.
CÂMARA DESARQUIVA PROJETO DE CUNHA QUE CRIA O DIA DO ORGULHO HETEROSSEXUAL
![]() |
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiu o desarquivamento de vários projetos de sua autoria arquivados com o fim da legislatura passada, como o que cria o Dia do Orgulho Heterossexual, a ser comemorado no terceiro domingo de dezembro, que não chegou a ser votado em nenhuma comissão da Casa. Com o desarquivamento, a proposta volta a tramitar normalmente nas comissões.
O projeto foi apresentado em 2011 e na justificativa da proposição, Eduardo Cunha afirma que “a presente proposta visa a resguardar direitos e garantias aos heterossexuais de se manifestarem e terem a prerrogativa de se orgulharem do mesmo e não serem discriminados por isso”.
Em outro trecho da justificativa, o peemedebista afirma que “no momento em que se discute preconceito contra homossexuais, acabam criando outro tipo de discriminação contra os heterossexuais e, além disso, o estímulo da” ideologia gay “supera todo e qualquer combate ao preconceito”.
Outro projeto de Cunha que foi desarquivado e que trata dos heterossexuais é o que determina que as medidas e políticas antidiscriminatórias atentem para a questão dos héteros.
Segundo o projeto, as medidas e políticas antidiscriminatórias respeitantes à orientação sexual adotadas pela administração pública devem abordar explicitamente os casos de discriminação contra heterossexuais.
O projeto estabelece em um de seus artigos que o Poder Executivo, dentro de sua esfera de competência, penalizará os estabelecimentos comerciais e industriais e demais entidades que, por atos de seus proprietários ou prepostos, discriminem pessoas em função de sua heterossexualidade ou contra elas adotem atos de coação ou violência. Leia mais naAgência Brasil.
BZ-Será que a Câmara não tem nada mais importante?





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).