sexta-feira, 27 de março de 2015

THE ECONOMIST COMPARA CAMPANHA DE DILMA A ‘ESTELIONATO ELEITORAL’

27/03/2015

A revista britânica The Economist publica um novo editorial sobre o Brasil na edição que chega às bancas neste fim de semana. 
Com o título “Lidando com Dilma”, a publicação diz reconhecer os motivos que deixam brasileiros “fartos” da presidente Dilma Rousseff. 
Para a Economist, Dilma mentiu na campanha e os eleitores estão percebendo que foram vítimas de um “estelionato eleitoral”. 
“Mas um impeachment seria uma má ideia”, diz a revista. 
“Não é difícil ver por que os eleitores estão com raiva”, afirma a publicação ao comentar recente pesquisa que revelou que 60% dos brasileiros apoiam eventual impeachment da presidente. 
“Ela presidiu o conselho da Petrobras entre 2003 e 2010, quando os promotores acreditam que mais de US$ 800 milhões foram roubados em propinas e canalizados para os políticos do PT e aliados”, diz o editorial. 
Além disso, a revista alega que Dilma venceu as eleições presidenciais de outubro “vendendo uma mentira”. 
“De fato, como muitos eleitores estão percebendo agora, Dilma vendeu uma mentira”, diz o texto. 
A The Economist argumenta que erros cometidos no primeiro mandato de Dilma é que teriam levado o Brasil à situação atual que exige corte de gastos públicos e aumento de impostos e juros. 
“Some-se a isso o fato de que a campanha de reeleição pode ter sido parcialmente financiada pelo dinheiro roubado da Petrobras. Os brasileiros têm todos os motivos para sentirem que eles foram vítimas de um equivalente político do estelionato”, diz o texto. Fernando Nakagawa, Estadão Conteúdo

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