sexta-feira, 29 de maio de 2015

INTERNACIONAIS

29/05/2015
FRANÇA QUER QUE PAÍSES EUROPEUS LUTEM MAIS CONTRA O ESTADO ISLÂMICO 

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, quer que países da Europa lutem mais contra o grupo Estado Islâmico e busca apoio da Rússia nas conversas internacionais sobre como derrotar os extremistas. 
A França, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos para atacar o Estado Islâmico no Iraque, foi sede de uma conferência internacional de esforços contra o grupo terrorista, que aconteceu na terça-feira. 
Fabius disse que a uma rádio nesta quinta-feira que os países europeus “não estão fazendo muita coisa” contra o Estado Islâmico, mesmo após centenas de extremistas europeus terem se aliciado aos militantes. 
O ministro disse também que está incluindo a Rússia nas discussões contra o Estado Islâmico. 
Fabius criticou o governo do Iraque de excluir as comunidades sunitas, que poderiam ajudar na luta contra os extremistas. Associated Press 


ARÁBIA SAUDITA BOMBARDEIA REBELDES NO IÊMEN EM PROVÍNCIA RICA EM PETRÓLEO 

Aviões de guerra da Arábia Súdita bombardearam nesta quinta-feira os rebeldes xiitas na cidade de Saada, no norte do Iêmen, na província de Áden, que é rica em petróleo. 
De acordo com as autoridades, os aviões dispararam ao menos 20 mísseis em Saada, principal reduto dos rebeldes xiitas, conhecidos como houthis. 
No sul da cidade de Áden, a coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardeou a Universidade de Áden, local suspeito de ser utilizado como um esconderijo dos rebeldes. 
Além disso, violentos confrontos entre os combatentes pró-governo e os houthis ocorreram na província de Marib, local onde estão localizadas a maior parte das indústrias de petróleo. Segundo as tropas pró-governo, ao menos 10 civis foram mortos nas últimas 48 horas. Associated Press 


PUTIN DIZ QUE ESTADOS UNIDOS QUEREM TIRAR BLATTER DA PRESIDÊNCIA DA FIFA 

O presidente russo, Vladimir Putin, criticou hoje (28) as prisões de dirigentes e ex-dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).Para ele, trata-se de uma manobra dos Estados Unidos para tirar o suíço Joseph Blatter da presidência do organismo.
“É uma clara tentativa de bloquear a reeleição de Blatter como presidente da Fifa e uma muito séria transgressão dos princípios de como funcionam as organizações internacionais”, disse o governante russo.
Putin acusou ainda os Estados Unidos de tentarem “impor sua jurisdição a outros países”. “Se algum deles violou alguma lei, não sei, mas os Estados Unidos não têm nada a ver com isso. Esses dirigentes não são cidadãos norte-americanos. 
E se algo aconteceu, não aconteceu em território dos Estados Unidos.”Na opinião do presidente da Rússia, as eleições de amanhã (28) devem ser mantidas e Blatter, que concorre ao quinto mandato, tem todas as possibilidades de ser reeleito. 
“Também sabemos que lhe foram feitas pressões para proibir a realização do Mundial 2018 na Rússia”, acrescentou Vladimir Putin. Agência Brasil  
BZ-Aparentemente, a argumentação do presidente Russso, Putin, estaria correta. Acontece que o dinheiro ilícito da corrupção, muitas vezes abastece o narcotráfico e o tráfico de armas, financia os grupos terroristas, esses aloprados do Estado Islâmico, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).