segunda-feira, 3 de agosto de 2015

JOSÉ DIRCEU É PRESO NA 17ª FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO

03/08/2015 
À direita, Zé Dirceu, no omento em que deixava sua casa e entrava na viatura da Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as 6h desta segunda-feira (3), a 17ª fase da Operação Lava Jato. 
Serão cumpridos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. 
Um dos mandados de prisão preventiva é contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A informação foi confirmada ao G1pela PF. 
Ele foi detido em casa, em Brasília. A operação foi batizada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar propina recebida de contratos. 
Cerca de 200 policiais federais participam da ação. Ainda segundo a PF, esta fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas oriundas de contratos com o poder público, alcançando beneficiários finais e “laranjas” utilizados nas transações. 
Também foram decretadas medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros, conforme a PF. 
Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Adriana JustiDo G1 PR
BZ-Zé Dirceu está preso a mando do Juiz Moro. Antes ele já era prisioneiro (prisão domiciliar) a mando do STF-Supremo Tribunal Federal, pelos crimes cometidos no episódio do mensalão. Como tal, para deixar Brasília para Curitiba, o STF tem que autorizar sua remoção. A prisão é preventiva, o que significa que poderá ficar preso por tempo indeterminado. Zé Dirceu não é mais réu primário e se condenado no bojo da Lava Jato, vai pegar uma pesada pena e sem nenhum privilégio, vez que não tem  cargo no governo e nem mandato político. O irmão de Zé Dirceu, sócio na empresa de "Consultoria" também foi preso, mas em caráter temporário. A policia Federal desconfia de que as propinas recebidas por Zé Dirceu, vem desde o tempo em ele era Ministro da Casa Civil, no governo do então presidente Lula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).