31/12/2015
EUA ACUSAM IRÃ DE REALIZAR TESTES COM FOGUETES PERTO DE NAVIOS NORTE-AMERICANOS
Embarcações iranianas realizaram testes com foguetes na semana passada perto de navios de guerra dos EUA e de frotas comerciais no Estreito de Ormuz, afirmou o exército norte-americano.
A passagem marítima entre o Irã e Omã é importante para navios que participam do combate ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria. Embora os EUA já tenham se queixado de outros movimentos iranianos na região, o incidente ocorrido no sábado veio depois de uma série de testes com armas e outras manobras realizadas pelo Irã após o fechamento de um acordo nuclear entre o país e governos ocidentais.
Autoridades iranianas e a imprensa local não falaram sobre o caso. O porta-voz do Comando Central dos EUA, Kyle Raines, afirmou em comunicado que embarcações da Guarda Naval Revolucionária Iraniana dispararam “vários foguetes não guiados” a cerca de 1.370 metros do transportador de aeronaves USS Harry S. Truman, do destroyer USS Bulkeley e da fragata francesa FS Provence. Raines disse que “as ações foram altamente provocativas”. Estadão
ATAQUES EM PARIS FORAM COMANDADOS DA BÉLGICA, DIZ JORNAL
Os atentados em Paris ocorridos no mês de novembro (relembre aqui) foram comandados em tempo real da Bélgica, de acordo com o jornal francês Le Monde nesta quarta-feira (30).
A publicação teve acesso às investigações que já permitem traçar o desenrolar de todas as ações que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos.
A conclusão é de que uma "tripla coordenação" ocorreu à distância. “Começamos”, dizia uma mensagem enviada para os comandantes da ação em um celular encontrado próximo da casa de shows Bataclan.
A linha de celular, desativada, enviou e recebeu 25 mensagens. A análise do celular também permitiu aos investigadores a constatação de que no dia do ataque, o proprietário realizou pesquisas de fotos e mapas detalhados do Bataclan.
Na última quinta-feira (24), um suspeito de participar dos atentados foi preso no país belga .EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).