quinta-feira, 16 de março de 2017

10 GOVERNADORES NA LISTA DE JANOT; NOMES AINDA NÃO CONHECIDOS

16/03/2017

Pelo menos 10 governadores foram incluídos na “lista de Janot”, nome recebido pelos 83 pedidos de abertura de inquérito registrados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no STF (Supremo Tribunal Federal). 
O caso dos governadores será remetido, no entanto, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
No órgão, segundo a Folha de S. Paulo, o volume surpreendentemente alto de processos já preocupa: avalia-se que não é apenas o Supremo que ficará sobrecarregado com os pedidos de abertura de inquérito. 
O STJ é a instância responsável por julgar processos contra governadores, que têm foro privilegiado nesse tribunal. Antes, porém, esses casos devem ser antes liberados pelo ministro Edson Fachin, relator da lava Jato no STF. 
Os nomes das pessoas atingidas pelos pedidos da Procuradoria permanecem sob sigilo. 
Em nota, o órgão informou que Janot solicitou ao ministro Fachin o fim do segredo dos documentos, “considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público”, segundo o órgão. Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).