sexta-feira, 10 de março de 2017

TRIBUNAL CONFIRMA IMPEACHMENT DE PRESIDENTE DA COREIA DO SUL

10/03/2017
Resultado de imagem para TRIBUNAL CONFIRMA IMPEACHMENT DE PRESIDENTE DA COREIA DO SUL: charges

A Corte Constitucional da Coreia do Sul confirmou o impeachment da presidente Park Geun-hye e a removeu em definitivo do cargo nesta sexta-feira. 
Park estava afastada desde dezembro, quando sua saída foi votada pelo Parlamento, por seu papel no escândalo de corrupção da “Rasputina coreana”. 
O veredito provocou protestos de centenas de apoiadores da presidente e dois manifestantes foram mortos em confrontos com a polícia, do lado de fora do tribunal, em Seul. 
Park é a primeira líder democraticamente eleita da Coreia do Sul a ser removida do cargo, em um processo que provocou meses de paralisia e crise no país devido a um escândalo que também resultou na prisão do chefe do conglomerado Samsung. 
Com o impeachment confirmado pela Justiça, Park perde a imunidade garantida a ela como líder do país, podendo ser acusada, interrogada e presa por seu envolvimento no caso. 
Uma eleição presidencial antecipada será realizada dentro de 60 dias. Park não compareceu ao tribunal e um porta-voz disse que ela não fará comentários nem deve deixar a residência presidencial, a Casa Azul, nesta sexta-feira. VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).