quarta-feira, 19 de abril de 2017

NÚMERO DE VENEZUELANOS QUE EMIGRAM PARA O BRASIL QUINTUPLICA, DIZ ONG

19/04/2017

A ONG Human Rights Watch (HRW) divulgou um relatório nesta terça-feira, 18, no qual afirma que o número de venezuelanos que emigram para o Brasil pela escassez de alimentos e remédios em seu país de origem desde 2014 quintuplicou. 
 "O Brasil está tentando atender as necessidades urgentes dos venezuelanos que são vítimas de uma crise humanitária da qual o governo de Nicolás Maduro é o principal responsável", afirmou José Miguel Vivanco, diretor para as Américas da HRW. 
O governo venezuelano "nega que exista essa crise" e "não está dando uma resposta adequada", fazendo com que "dezenas de milhares" de venezuelanos emigrem, milhares deles ao Brasil, sobretudo os que não podem comprar uma passagem de avião e optam por atravessar a fronteira com o estado de Roraima, afirma o relatório. 
Entre janeiro e novembro de 2016, 7.150 venezuelanos chegaram ao País. "Muitos venezuelanos vivem em condições precárias nas ruas e em um centro de amparo em Boa Vista, capital de Roraima", diz o estudo. 
No entanto, os mais de 60 venezuelanos entrevistados pela HRW em fevereiro contaram que, apesar das duras condições, nas quais vivem, estão "melhor no Brasil do que na Venezuela". Alguns dos venezuelanos que chegaram ao Brasil tentam ser acolhidos como refugiados, outros buscam emprego temporário e também há um grupo que viaja para obter assistência médica de emergência. 
"A migração sem precedentes de venezuelanos está colocando no limite de sua capacidade o sistema público de saúde de Roraima, que já estava saturado, e está deixando em colapso o sistema brasileiro de processamento de solicitações de asilo", afirma o relatório da HRW. 
Além disso, vários profissionais de saúde brasileiros explicaram à organização que, em geral, os venezuelanos chegam aos hospitais em situação de maior gravidade do que os pacientes locais por não terem recebido tratamento adequado em seu país. 
O número de venezuelanos que solicitaram asilo no Brasil subiu de 54 em 2013 para 2.595 nos primeiros 11 meses de 2016, segundo os dados citados pela HRW. 
A ONG apresentou hoje este relatório ao secretário geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, e Vivanco pediu aos governos da América Latina que "coloquem a crise da Venezuela como assunto prioritário", porque "já está tendo consequências além de suas fronteiras" e, "cedo ou tarde, terão que pressionar Maduro para que deixe de negá-la e tome medidas". (AE) 
BZ-A situação na Venezuela que já está ruim, se deteriora a olhos vistos. E tudo isso por culpa de um errado modelo de governo, que os populistas Chávez e agora Maduro, tentam impor ao seu povo. Esse é o modelo que o Lula e seus seguidores queriam implantar no Brasil, e que em boa hora, foram impedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).