quinta-feira, 20 de abril de 2017

LULA ERA ‘CARTÃO DE VISITA’ DA ODEBRECHT NO EXTERIOR, AFIRMA DELATOR

20/04/2017

O executivo da Odebrecht Alexandrino de Alencar afirmou, em delação premiada, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era um “popstar” em países da África e da América Latina. 
Segundo ele, o petista era um “cartão de visitas” da construtora. Alexandrino destacou a importância de que chefes de Estado soubessem que Lula tinha uma relação diferenciada com o grupo. 
De acordo com o depoimento, a empreiteira promovia palestras do ex-presidente para “vender o Brasil” e que convidava jornalistas e formadores de opinião para “mostrar a relação” da empresa com Lula. 
Alexandrino alega ter sido apresentado ao ex-presidente por Emílio Odebrecht, em 1994. O patriarca do grupo havia conhecido Lula por meio do ex-governador de São Paulo Mário Covas (PSDB/1995/2001). “Na época o grupo estava iniciando uma investida extremamente agressiva na área de petroquímico. E, como essa área antes era estatal, precisávamos conversar com lideranças sindicais mais à esquerda de modo a tentar influenciá-los e mostrar que não era uma ruptura que estava acontecendo e sim uma continuidade de uma maneira mais competitiva e mais aberta”. 
A relação teria continuado, segundo o diretor da Odebrecht, após o período em que Lula se elegeu à presidência da República.
O interlocutor do grupo com o petista teria sido o homem forte do chefe do executivo Gilberto Carvalho, que recebeu o apelido de “seminarista” em trocas de e-mails de executivos da construtora. 
“Emílio tinha algumas reuniões com Lula, se ficava alguma pendência de agenda depois eu cobrava o Gilberto. 
Ficou aquela pendência, como está andando? Ele fazia um follow up do que estava andando”. Estadão Conteúdo. 
BZ-Receita de sucesso: transformamos o Lula em “superstar”, e depois o usamos como garoto –propaganda dos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).