sexta-feira, 30 de junho de 2017

CÂMARA NOTIFICA TEMER E AVALIA RITO DE DENÚNCIA

30/06/2017 

O presidente Michel Temer foi notificado na tarde desta quinta-feira, 29, para que apresente sua defesa na denúncia contra ele por corrupção passiva encaminhada pela Procuradoria-Geral da República. 
A peça chegou à Câmara dos Deputados pela manhã, foi lida em sessão esvaziada e agora começa a contar o prazo de dez sessões plenárias para que o peemedebista entregue a defesa. 
Coube ao 1º secretário da Mesa, deputado Fernando Giacobo (PR-PR), notificar o Palácio do Planalto do início da tramitação. 
Inicialmente, a intenção do governo era acelerar a votação, já que acredita ter o apoio necessário para derrubar o processo. 
Agora, no entanto, avalia jogar com o tempo para fazer com que todas as denúncias que eventualmente forem apresentadas contra ele pela PGR tramitem em conjunto. 
Em seu primeiro pronunciamento público sobre o assunto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse acreditar não ser possível votar todas as denúncias juntas. 
Segundo ele, se o procurador Rodrigo Janot decidiu “fatiar” as acusações, não caberia à Câmara reuni-las.
“Eu não estou tratando sobre apensamento. Eu estou tratando sobre a denúncia que tem. 
Eu acredito que Janot vai encaminhar outra peça. Se fosse a mesma peça, não viria separado.
Como Janot é um homem preparado, ele não vai copiar e colar, ele vai apresentar outros argumentos”, disse. Estadão  
BZ-O presidente Temer queria que fosse apresentada apenas uma denúncia englobando todos os eventuais delitos. O procurador Janot entretanto, preferiu "fatiar"  e fazer três processos em separados. Como disse um colunista político, o presidente Temer se preparou para uma corrida de 100 metros rasos, mas a PGR preferiu montar uma maratona, corrida de fundo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).