domingo, 18 de junho de 2017

QUEM PRECISA DE TEMER?

18/06/2017 

“A resiliência da economia brasileira ao choque da nova crise política é admirável”. Foi o que disse ao Estadão o economista Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central e diretor do Centro de Economia Mundial, ligado à FGV do Rio. 
Como lembra a matéria de José Fucs, porém, a relativa tranquilidade da economia se deve à credibilidade da atual equipe econômica e à percepção de que, mesmo se Michel Temer deixar o cargo, ela será mantida, assim como a agenda de reformas. 
Para Langoni, “qualquer que seja o desfecho da crise política, a estratégia econômica vai continuar. 
Ela poderá até sofrer desvios, ajustes de timing, mas sua direção não deverá mudar. A não ser que aconteça um novo tsunami político, uma recaída populista ou uma nova aventura heterodoxa”. 
A recaída populista com um pacote de supostas "bondades" foi aventada nos últimos dias pelo próprio governo acuado pelas investigações, mas a lembrança do desastre de Dilma Rousseff neste sentido ainda é um fator inibidor. 
Como disse o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do governo Lula: “As medidas oportunistas para estimular a economia produziram resultados desastrosos, que levaram à imensa crise da qual estamos tentando sair”. O Antagonista
BZ-O risco maior o presidente Temer conceder recursos a políticos, impedindo a política de austeridade do ministro Meirelles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).