quinta-feira, 13 de julho de 2017

LÉO PINHEIRO É CONDENADO A 10 ANOS E 8 MESES NA AÇÃO CONTRA LULA

13/07/2017 
Resultado de imagem para LÉO PINHEIRO É CONDENADO A 10 ANOS E 8 MESES NA AÇÃO CONTRA LULA: charges

O juiz Sérgio Moro condenou, além do ex-presidente Lula (nove anos e meio de prisão), o empreiteiro da OAS, Léo Pinheiro, a 10 anos e 8 meses de reclusão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na ação penal do caso triplex, no Guarujá. 
Na sentença, Moro levou em consideração o que chamou de ‘colaboração tardia’ do empreiteiro e determinou a progressão de sua pena a partir do cumprimento de dois anos e seis meses de regime fechado. 
Léo Pinheiro foi sentenciado por um crime de corrupção passiva em razão do ‘pagamento de vantagem indevida a agentes do Partido dos Trabalhadores, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decorrência do contrato do Consórcio CONEST/RNEST com a Petrobrás’ e por um crime de lavagem de dinheiro por supostamente ocultar e dissimular ‘a titularidade do apartamento 164-A, triplex, e do beneficiário das reformas realizadas’. 
Ao condenar Léo Pinheiro, Moro levou em consideração a colaboração do empresário, mas ponderou sobre a demora dele para confessar seus crimes. 
“Observo que, considerando os processos no âmbito da assim denominada Operação Lavajato, a colaboração de José Adelmário Pinheiro Filho foi tardia, quando o esquema criminoso já havia sido revelado por outros”, anota o magistrado. Estadão
BZ-Na opinião de muitos cronistas políticos, a delação premiada de Léo Pinheiro foi uma dasmais devastadoras para Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).