segunda-feira, 31 de julho de 2017

PARLAMENTO VENEZUELANO PEDE QUE PAÍSES NÃO RECONHEÇAM CONSTITUINTE

31/07/2017
Resultado de imagem para PARLAMENTO VENEZUELANO PEDE QUE PAÍSES NÃO RECONHEÇAM CONSTITUINTE: CHARGEs

O Parlamento venezuelano, de maioria opositora, pediu à comunidade internacional que não reconheça o resultado da eleição da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), convocada para este domingo (30) e que já foi rejeitada por vários governos. As informações são da agência EFE. 
O presidente da Comissão de Política Exterior da Assembleia Nacional, Luis Florido, informou neste sábado (29) sobre um comunicado formal que foi enviado “a todas as Chancelarias do mundo” com tal solicitação, segundo uma nota do político opositor e dirigente do partido Vontade Popular (VP).
Este documento pede aos governos que, caso seja instalada a Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro, “tomem ações em apoio ao povo venezuelano”. 
“Chegou a hora de a comunidade internacional dar seu apoio decidido, sincero, franco para que este processo não possa se concretizar”, disse Florido, que diz que a mudança de Constituição tem “a rejeição de 90% do povo da Venezuela”. 
Florido também diz que os governos da Argentina, do Brasil, do Canadá, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, dos Estados Unidos, da Guatemala, de Honduras, do México, do Panamá, do Paraguai e do Peru pediram formalmente a suspensão da Constituinte e que seja estabelecido um processo de negociação política para solucionar a crise. 
Amanhã, enquanto os opositores farão protestos pelo país, o chavismo vai às urnas para definir os 545 representantes que integrarão a ANC e terão poderes ilimitados para reformar o Estado e mudar o ordenamento jurídico. 
Desde abril, a Venezuela vive uma onda de protestos que deixou 109 mortos, centenas de feridos e cerca de 5 mil detidos. EFE  
BZ-O incompetente e corrupto Maduro quer fazer uma nova Constituição que permita sua perpetuação no poder, a exemplo de seu grande guru cubano, Fidel Castro.  O Brasil age corretamente em repudir a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).