quarta-feira, 19 de julho de 2017

SENADORES DA COLÔMBIA E DO CHILE DENUNCIAM MADURO EM TRIBUNAL INTERNACIONAL

19/07/2017 
Resultado de imagem para SENADORES DA COLÔMBIA E DO CHILE DENUNCIAM MADURO EM TRIBUNAL INTERNACIONAL
O tiranete e incompetente Maduro infelicitando seu povo
Um grupo de senadores da Colômbia e do Chile apresentou nesta terça-feira (18) uma denúncia no Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, na Holanda, contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro por crimes como tortura e segregação, entre outros, disse à Agência EFE o parlamentar colombiano Iván Duque.
”É um documento de denúncia que se apresenta à Promotoria do TPI, onde estamos acusando Nicolás Maduro de crimes que são competência dessa corte, como tortura, apartheid por segregação e ataques desmesurados a um segmento da população, homicídios seletivos, sequestros e deportações em massa”, disse Duque à Efe por telefone. 
A denúncia, de 56 páginas, está assinada por 76 senadores da Colômbia e mais de 70 do Chile e tem como objetivo “fazer com que a Promotoria [do TPI] possa colocar em observação a Venezuela e abrir uma investigação formal [contra Maduro]“, disse Duque, senador do partido colombiano Centro Democrático. 
O senador comentou que o TPI possui mecanismos pelos quais qualquer pessoa pode comparecer à Promotoria para apresentar denúncias para que possa ser iniciada uma investigação. 
A denúncia se baseia nos supostos crimes que os senadores consideram que foram cometidos pelo governo de Maduro e que deram início aos protestos opositores contra o governo há mais de 100 dias, nos quais já morreram mais de 90 pessoas. Agência Brasil 
BZ-Desde que perdeu o controle do Parlamento venezuelano, Maduro vem enfrentando revezes e reagindo com violência, usando os "coletivos", uma milícia civil, treinada e armada pelo governo, para atuar como se fora uma manifestação popular da sociedade. Já são mais 90 mortos nas manifestações de rua.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).