quinta-feira, 10 de agosto de 2017

‘DISTRITÃO’ É APROVADO POR 17 VOTOS A 15 EM COMISSÃO DA CÂMARA

10/08/2017
Resultado de imagem para ‘DISTRITÃO’ É APROVADO POR 17 VOTOS A 15 EM COMISSÃO DA CÂMARA
O deputado Tiririca, que elegeu vários deputados como seus votos sobrantes
A comissão da Câmara que discute a reforma política aprovou na madrugada desta quinta-feira, 10, a alteração do sistema eleitoral para o chamado “distritão”. 
A proposta foi aprovada com um placar apertado: foram 17 votos a favor, 15 contra e 2 abstenções. O presidente da comissão, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-SP), suspendeu os trabalhos do colegiado após a votação. 
A discussão vai ser retomada às 10h desta quinta. O relatório apresentado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) não previa a adoção desse modelo, mas um acordo foi costurado para que a alteração fosse aprovada via destaque ao texto. 
O novo sistema determina que serão eleitos para o Legislativo os candidatos com mais votos em cada Estado, como ocorre hoje para a eleição de senadores e dos cargos do Executivo, como prefeitos, governadores e presidente.
O modelo tem apoio do presidente Michel Temer, e foi defendido em 2015 pelo então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso na Lava Jato. 
Outra medida que foi aprovada pelos deputados foi a criação de um fundo público para financiar as campanhas. 
O montante, em 2018, deve chegar a R$ 3,6 bilhões. Para valer para as eleições de 2018, a reforma tem de ser aprovada tanto no plenário da Câmara quanto do Senado até o final de setembro. Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).