sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PARA PROCURADOR, NÃO HÁ PROVAS QUE LIGUEM CONTAS A LULA E DILMA

11/08/2017
Resultado de imagem para PARA PROCURADOR, NÃO HÁ PROVAS QUE LIGUEM CONTAS A LULA E DILMA

O procurador da República no Distrito Federal Ivan Cláudio Marx afirmou que o empresário Joesley Batista, dono da JBS, não apresentou comprovação de que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff eram beneficiários ou sabiam de contas no exterior, nas quais a empresa teria depositado US$ 150 milhões em propinas para uso em campanhas eleitorais. 
A acusação foi feita pelo delator em depoimentos à Procuradoria-Geral da República, mas, de acordo com Marx, que foi designado para investigar o caso na primeira instância, faltam evidências do envolvimento dos petistas nos crimes relatados. 
“É uma história que ele (Joesley) contou, que pode ser verdade ou mentira, mas é insuscetível (inalcançável) de prova”, disse o procurador. Marx alegou que ouviu o empresário em junho e requereu a ele documentos que pudessem atestar o envolvimento dos dois ex-presidentes no suposto esquema, mas nada foi apresentado. 
Além disso, segundo o procurador, o próprio depoimento do delator demonstra que não há como provar os supostos crimes por meio de alguma diligência a ser solicitada pelo Ministério Público Federal. 
“É uma história meio absurda desde o início”, afirmou. “Ele não tem nada. Essa história não tem pé nem cabeça. Não tem como provar.” 
As conclusões de Marx foram divulgadas pelo site UOL e confirmadas por ele em entrevista ao Estado. 
Na delação acertada com a Procuradoria-Geral da República, Joesley disse que as contas no exterior foram abertas para depositar propinas como contrapartida a aportes feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Grupo J&F, controlador da JBS. 
Elas teriam sido criadas em acordo com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, como uma espécie de “garantia” de pagamentos a serem feitos a aliados do governo petista. Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).