domingo, 27 de junho de 2010

COPA DO MUNDO


27/06/2010

JOGOS DE HOJE
Alemanha x Inglaterra – 11h – Rede Globo e Band
Argentina x México – 15h30 – Rede Globo e Band

A atuação do Brasil contra Portugal foi desanimadora. Não jogamos bem e ficou claro que somos dependentes de Kaká e Robinho. Seja como for, não há motivo para entregar os pontos. Afinal, a seleção classificou-se em primeiro no seu grupo e tem pela frente um caminho que não é tão difícil.


Dunga tem mesmo estrela! Independentemente do mérito, por ter acabado a primeira fase na liderança, a combinação de resultados ajudou um bocado.


No nosso lado, além do Chile (velho freguês da escola sul-americana), poderemos nos encontrar com a Holanda (obstáculo mais difícil até à decisão) ou Eslováquia e, na semifinal, Gana ou Uruguai.


Do outro lado, em compensação, se digladiarão até à finalíssima gigantes como Argentina, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Dá pra comparar?


É a fortuna, uma vez mais, abençoando nosso técnico. Como aconteceu na Copa América, quando um pênalti perdido por um uruguaio impediu a nossa desclassificação (e acabamos campeões) e como a bomba de Daniel Alves (que acabara de entrar, nos minutos finais) nos fez passar, no maior sufoco, pela África do Sul, na Copa das Confederações. Dois momentos daqueles em que a sorte poderia, tranquilamente, ter sorrido para o outro lado e acabou favorecendo Dunga.


É fato que uma boa estrela costuma acompanhar quem trabalha. E, justiça seja feita, nosso técnico, embora teimoso, mal-educado e chucro, é muito trabalhador.


Para alcançar o seu maior objetivo, falta agora que Kaká e Robinho façam a diferença no “mata-mata”. Se fizerem, podemos ganhar o título. E a enorme estrela de Dunga brilhará de novo.


Nunca duvide de quem tem sorte. Ainda mais numa das Copas tecnicamente mais medíocres da História, onde, exceção feita a Messi, não há ainda nem sequer um jogador justificando integralmente a fama de craque.

O MISTERIOSO COLETE DE JÚLIO CÉSAR
O neurocirurgião Paulo Roberto Requejo assistiu a Brasil x Portugal, anteontem, viu a cena em que o goleiro Júlio César se machucou e deixou à mostra um estranho colete usado nas costas. Mais tarde, me ouviu falando a respeito no “Troca de Passes”, do SporTV, e resolveu dar uma ajudinha para esclarecer o mistério:
“Caro Renato, à menção que você fez, no SportTV sobre a ‘armadura’ usada por Júlio César, acrescento: aquilo ali me pareceu um colete torácico lombar chamado ‘Colete de Putti’.
Trata-se de uma órtese de apoio semirrígida, de material sintético, com forração interna em tecido de baixo atrito. Tem várias lâminas de metal verticais encaixadas na sua face posterior, com largura de mais ou menos 5 a 6cms cada e, dependendo da estatura de quem a usa, de 40 a 60 cms de comprimento, encaixadas entre as camadas de tecido interna e externa. Tais lâminas não são vistas numa simples inspeção.Mas podem ser percebidas quando o colete é tocado ou manipulado.
Este colete é fixado com correias de velcro. É usado para restringir a movimentação do eixo da coluna vertebral e poupar a musculatura próxima a ela de movimentos mais amplos e súbitos. É extremamente desconfortável.
Por que Júlio César o usaria se não estivesse com dores (como disse, após a partida), não faço a mínima idéia...”.
POR QUE ESCONDER? Foi clara a preocupação do médico José Runco em esconder o colete. Por que ele e o goleiro não vêm a público mostrar a trapizonga e explicar os motivos de seu uso?


Será que Dunga viu os jogos de hoje nas oitavas de final com os times jogando pra frente, sem medo de fazer gols, futebol alegre, competitivo? Ou será que Dunga vai insistir em Elano, Josué e Júlio Baptista?

Elano toca pra esquerda; Josué toca pra direita; e Júlio toca pro centro. Depois inverte e assim segue até o final do jogo.

Até A Tarde embarcou no ufanismo pátrio com a manchete estilo Band "Que venha o Chile".

Vem aí mais lobby do Setps sobre o BRT. Esse pessoal é pior do que a FIFA. Quer levar na tora.

Os carabineiros do Chile sentaram à pua nos torcedores quando o time ganhou, Imagine se essa seleção perder para o Brasil! Vão acontecer mortes em Santiago.

Agora, se o Brasil perder, aqui dá samba.

O Estádio Moses Mabhida é espetacular. Já está sendo considerado o maior elefante branco do planeta. Que é bonito! Isso é.

8. O goleirão da Coreia do Sul falhou feio no primeiro gol de Suárez, do Uruguai. Fez que ia na bola e não foi. Dançou.

Forlán é um líder no time do Uruguai. Como faz falta um Forlán no Brasil.

Rustemburgo é o nome da cidade que sediou o jogo entre Gana e EUA, na África do Sul. Tá vendo como uma Copa é bom pra gente ficar sabendo que Rustemburgo existe.

Tão dizendo que o senador Álvaro Dias é Ricardo Teixeira da seleção. Quer ser vice de Serra atropelando o DEM.

Pérola do comentarista Caio, da Globo, quando o time dos EUA perdia de 2x1 para Gana: - Eu colocaria atacantes na defesa e os defensores no ataque porque estes são mais altos.

Na hora do Hino dos EUA os jogadores se perfilaram em ordem unida. Pareciam soldados na posição de "cobrir".

O ex-presidente Bill Clinton é um tremendo pé-frio.

O juiz que vai apitar jogo Brasil x Chile é ingles.

O nome da fera de Gana é Gyan. Não perde uma disputa, clássico, chuta com dois pés, valente, e agora ainda é o artilheiro da Copa.

Brasil x Chile: Serra deveria ir a África do Sul assistir o jogo. O camarada foi exilado no Chile.

Tá todo mundo achando que o Chile vai levar uma balaida. Eu heim! Excesso de confiança em futebol!

Mais pé frio que Clinton é Jagger. Não ganha uma quando aparece nos estádios. No jogo contra a Alemanha os ingleses querem vê-lo em Londres.

Robinho é o rei do merchandising. Nisso está bem na fita.

Convenção do PT em Salvador é no horário de Alemanha x Inglaterra. É bom colocar um telão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).