domingo, 27 de junho de 2010

INTERNACIONAIS



27/06/2010

NOVA AMEAÇA NO GOLFO DO MÉXICO: TEMPESTADE ALEX
AFP
Os intensos esforços de limpeza da enorme mancha de óleo no Golfo do México estão ameaçados, este sábado, pela tempestade tropical Alex, que pode se transformar em furacão.
Enquanto isso, a companhia petrolífera britânica BP informou progressos em seus esforços de recuperação do petróleo vertido no mar, que incluem a sucção do óleo para o petroleiro 'Discoverer Enterprise' e a queima do petróleo e gás coletado em outra plataforma.
Apesar de a tempestade tropical Alex, que se formou este sábado no oeste do Caribe, talvez passar distante da área do acidente, poderá gerar grandes ondulações, complicando os esforços de limpeza, advertiram especialistas.
"O clima é imprevisível e podemos ter uma mudança de última hora", disse o almirante Thad Allen, nomeado pelo presidente Barack Obama para tratar do maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, provocado pela explosão da plataforma da BP, em 20 de abril.
A tempestade Alex está posicionado na direção oeste-noroeste e espera-se que impacte o litoral de Belize e a Península de Yucatán, no México, nas últimas horas deste sábado.
Às 18h00 de Brasília, o olho da tempestade, com ventos constantes de 100 km por hora, foi localizado 50 km ao leste de Belice City, informou o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami.
(...) Uma tempestade - e nem falar em um furacão - na região do vazamento seria um duro golpe para a BP, cujos esforços de limpeza sofreram toda sorte de contratempo.

URIBE PEDE AJUDA PARA COMBATER AS FARC
Renata Giraldi
A menos de dois meses de concluir o mandato, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, apelou ao países do G8 (os mais industrializados do mundo) para que colaborem com o combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Uribe fez o pedido durante as reuniões do G8, em Huntsville, Canadá, distante 215 quilômetros da capital Toronto. As informações foram confirmadas pelo governo colombiano.
“Eu disse ao Canadá, à União Europeia e aos Estados Unidos que é muito importante para a Colômbia manter a declaração conjunta de apoio ao combate desses grupos terroristas. Estes grupos são declarados [terroristas] no Canadá, nos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).