terça-feira, 29 de junho de 2010

SUCESSÃO PRESIDENCIAL


29/06/2010

ELEIÇÕES 2010: PSDB E DEM SÃO OS MELHORES ALIADOS DO PT
José Mesquita
Enquanto a fogueira das vaidades, e dos interesses pessoais, das oposições arde, Dilma Rousseff agradece aos pés fogueira junina, a existência de uma oposição pamonha. Para embolar a canjica, Rodrigo Maia, presidente do DEM, declara à Folha de S.Paulo: ” a eleição nos já perdemos. Não podemos perder é a dignidade”! Onde já se viu se perder o que não se tem?
Já o senador Álvaro Dias — uma das ‘vestais’ do PSDB — alimenta a fogueira: ” O DEM é um partido de mensaleiros”! Para não deixar de colocar lenha na ‘fogueira amiga’ o deputado Ronaldo Caiado completou
Será que ao PSDB o ganho de tempo na TV, em função da coligação com DEM, compensará a perda de identidade com o eleitor tucano?


DILMA DIZ QUE FALTA DE EXPERIÊNCIA ELEITORAL NÃO A TORNA UM “POSTE”
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira que o fato de não ter experiência eleitoral pode ser “uma vantagem em um quadro que existe tanto desgaste da atuação política”. Dilma foi a terceira postulante ao Planalto a participar do programa “Roda Viva”, da TV Cultura. José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) já foram entrevistados. Ao ser perguntada se era “um poste” que poderia ser eleita na esteira da alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma que há confusão “deliberada” entre experiência eleitoral e administrativa. “Compreendo que alguns queiram dizer que eu sou um poste. Agora, acho que isso não me transforma num poste”, afirmou. (Folha)


DILMA DEFENDE MENOS IMPOSTOS PARA O SETOR DE ENERGIA E NEGA DESINDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira (28) menos impostos para o setor de energia como forma de incentivar o crescimento do país. Dilma grava entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que vai ao na noite de hoje. A petista rebateu afirmação do candidato do PSDB, José Serra, que em entrevista ao programa, na semana passada, afirmou que o Brasil está passando por um processo de desindustrialização.
A candidata do PT afirmou que é preciso diminuir a carga tributária sobre a folha salarial e investimentos. “[Sou a favor de] diminuir [a carga tributária] sobre investimento, empresas que têm folhas de salários maiores, fazer uma tributação mais proporcional. Sou a favor de uma avaliação e redução na área de energia elétrica”, declarou. (R7)


MARINA MUDA TOM E AGORA FLERTA COM A BASE DE LULA
A chegada de um operário ao poder tirou 25 milhões de pessoas da pobreza e mostrou que é possível crescer com distribuição de renda. O presidente Lula não precisa de um opositor, mas de um sucessor que saiba reconhecer suas conquistas e fazer o país avançar mais. O povo brasileiro perdeu o medo de ver um Silva no Palácio do Planalto. As ideias acima podiam estar numa cartilha petista, mas foram apresentadas nas últimas duas semanas pela candidata do PV à Presidência, Marina Silva. Depois de iniciar a campanha com críticas duras ao governo, ela mudou o tom e adotou um discurso mais ameno, valorizando as semelhanças com o ex-chefe. (Folha)

MARINA AMEAÇA CANCELAR PRESENÇA EM SABATINA DA CNA
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, ameaçou nesta segunda-feira não ir à sabatina com presidenciáveis promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento está marcado para esta quinta-feira e teria presença dela e do tucano José Serra. Marina levantou suspeição sobre as regras do debate e exigiu que as perguntas sejam previamente submetidas à ela para evitar eventuais pegadinhas. A CNA é presidida pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), aliada de Serra e porta-voz da bancada ruralista no Senado. “Se não mudarem as regras, não iremos. Sabemos que há certa proximidade [da CNA] com a candidatura do PSDB. Por isto, pode pairar alguma dúvida”. (Folha)


DEBATE UOL/FOLHA NA WEB TEM CONFIRMADOS DILMA, SERRA E MARINA
A Folha e o UOL promoverão com os três principais candidatos a presidente um debate eleitoral inédito a ser transmitido em vídeo, ao vivo, pela internet, no dia 18 de agosto. Se houver segundo turno, haverá novo encontro em 21 de outubro. Já aceitaram formalmente participar Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Os três candidatos estarão frente a frente por duas horas e meia, a partir das 10h30 da manhã — quando a internet em geral registra a maior audiência. Metade do debate será apenas entre os próprios candidatos fazendo perguntas entre si. Um moderador controlará o tempo.


CIRO GOMES LAMENTA ESTAR FORA DA DISPUTA PRESIDENCIAL
Na convenção que oficializou o irmão Cid Gomes como candidato à reeleição ao governo do Ceará, Ciro Gomes (PSB) lamentou em discurso estar fora da disputa presidencial e não pediu votos para Dilma Rousseff, do PT, aliada do PSB no Estado. Cid, que também não pediu votos para a petista, se desculpou. “Foi falha minha. Mas vou pedir.” O PSB oficializou no último dia 14 o apoio do partido à candidatura da petista à Presidência. O anúncio foi feito em um Congresso Nacional Extraordinário –uma espécie de convenção– e formalizou decisão da Executiva Nacional do partido, tomada em abril, que desistiu de lançar a candidatura presidencial de Ciro. (Folha)

6 comentários:

  1. Dilma, não se preocupe com isso. Experiência eleitoral e de ter exercido mandatos pouco importa. Mire-se no exemplo do Lula e de outros. O Lula nunca havia exercido um mandato a não ser como brilhante sindicalista e é esse sucesso todo que o mundo inteiro reconhece. Outros feito o Fernando Henrique, o Collor e muios outros, disputaram várias eleições, exerceram vários mandatos e o resultado foi aquele fiasco. Portanto fique na sua e, caso seja eleita, dê prosseguimento aos programas atuais e crie outros. O nosso país é muito carente de boas intenções. Os outros já tiveram sua chance e fizeram o que fizeram ou : "deram o que deram". E como deram e desempregaram !

    ResponderExcluir
  2. A classe política tem sido vilipendiada por pessoas desinformadas que colocam no mesmo balaio cobras e lagartos em injusta generalização. Existem políticos que conquistaram altos cargos a custa de ações de coronelismo, de abuso do poder econômico, de exploração eleitoreira da ignorância do povo e de uso do marqueting eleitoral e ainda outros que só conquistam projeção à sombra de um padrinho. Existe no entanto outra classe de políticos que se destaca pela retidão e coerência de sua histórica política e por sua competência administrativa conquistando a fidelidade de eleitores conscientes que se preocupam principalmente com a boa administração da coisa pública. José Serra está entre os políticos de melhor idoneidade entre os brasileiros e só por isso os brasileiros, no momento de votar, reconheçerão na história e competência de Serra sua corresponsabilidade em construir um Brasil que pode mais.

    ResponderExcluir
  3. Brasil, por favor, não cresça..

    Passaram-se quase oito anos e não houve qualquer rodovia, ferrovia ou porto inaugurado. A prioridade dos petistas foi e continua sendo aparelhar o Estado, tomar conta das estatais, dos fundos de pensão e ocupar o máximo dos cargos possíveis. Paralelamente, é desacreditar o Congresso, ingerir-se no Judiciário, tentar calar a imprensa e comprar jornalistas. Obras de infraestrutura não são prioridade. Por isso o ministro Manteiga Derretida acha imprudente crescermos mais de 5,5%. Se isso acontecesse, faltariam petistas para ocupar cargos e funções decorrentes do crescimento. Mas não se preocupe, ministro, o PMDB pode cuidar disso.

    ResponderExcluir
  4. Profissão: candidato (1)

    Artigo de Lula publicado no jornal inglês "Financial Times" revela que o nosso presidente tem planos de empreender uma carreira internacional a partir de 2011, assumindo algum posto de destaque para atuar em benefício da América Latina. Duas certezas saltam aos olhos no artigo de Lula: a carreira internacional depende da vitória de Dilma, já que, se o vencedor for Serra, o presidente passa a ser o líder da oposição; se sua candidata ganhar, Lula pode até ir para o exterior, mas a data da volta já estará carimbada no passaporte. Lula é candidatíssimo em 2014.

    ResponderExcluir
  5. Rolo compressor enferrujado

    Apesar dos esforços do presidente Lula para tentar esmagar a oposição e eleger uma bancada poderosa do PT (e do PMDB) no Senado, a análise das candidaturas dos principais partidos revela que a vida de Dilma Rousseff como presidente não seria tão fácil como pretende seu padrinho. Certamente que PMDB e PT sairão das urnas como as agremiações mais fortes, mas não será de lavada. De acordo com projeções do Diap, dos quatro maiores partidos, o PMDB deve contar com uma bancada de 16 a 18 senadores, o PT entre 15 e 17, o PSDB 10 e 12 e o DEM, 8 e 10. Ou seja, a correlação de forças não será muito diferente da atual. Conclusão: e tome ministério para o PMDB para garantir vitórias no Congresso, ou evitar derrotas.

    ResponderExcluir
  6. Horário politico na TV
    Está na hora de mudar o critério usado atualmente na divisão do tempo ao qual cada candidato tem no horário politico na TV. Por ex; a coitada da Marina Silva do PV, poderá usar 1,10 minutos, enquanto a ex guerrilheira vai aparecer mais em 45 dias do que a Coca Cola em 5 meses. E se a briga entre o DEM e o PSDB não for encerrada esta candidata terá um acréscimo em seu horário. 0 Serra perderia 1/3 do seu espaço, o qual seria redistribuido entre os demais candidatos, e a ex guerrilheira, dona da Aliança mais robusta, herdaria 64% deste espólio, e ficaria com o dôbro do tempo. Senhores do DEM e do PSDB - deixem de fuxicos - sentem na mesa e fumem o cachimbo da paz. 0s seus eleitores - hoje confusos - irão lhe agradecer

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).