domingo, 4 de julho de 2010

INTERNACIONAIS




04/07/2010

NÚMERO DE MORTOS EM EXPLOSÃO NO CONGO CHEGA A 230

Duzentos e trinta pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas na noite de sexta-feira na República Democrática do Congo quando um caminhão-tanque cheio de gasolina explodiu provocando um incêndio que se espalhou por várias choupanas do povoado, de acordo com um balanço divulgado neste sábado pelas autoridades. Entre os mortos haveria cerca de 60 crianças.
O drama aconteceu em Sange, localidade situada 70 km ao sul de Bukavu, capital da província de Sur-Kivu (leste), não muito longe da fronteira com Burundi, quando um caminhão-cisterna procedente da Tanzânia explodiu em pleno centro do povoado, segundo o porta-voz do governo provincial, Vincent Kabanga. "Houve um movimento de pânico. O combustível derramou e gerou a explosão,q ue se propagou pelo povoado", explicou Kabanga, acrescentando que muitas pessoas tentaram ainda roubar o combustível.
**********//////////**********
A tragédia se repete. Anos atrás, uma composição ferroviária levando gasolina e álcool descarrilou perto de Pojuca, e populares começaram a saquear a carga, recolhendo em baldes e bacias caseiras, o combustível que vazava dos vagões-tanques. A certa altura, um descuido, uma fagulha, uma explosão, um incêndio, pessoas mortas, feridas e queimadas.

DISSIDENTE CUBANO CORRE RISCO DE MORTE
France Presse

Cuba alertou neste sábado (3) que o dissidente Guillermo Fariñas, em greve de fome há 130 dias, corre potencial risco de morte por causa de um coágulo na jugular, mas que estão lutando para salvá-lo, segundo uma incomum entrevista do médico estatal publicada no jornal Granma.
Fariñas, psicólogo e jornalista dissidente de 48 anos, iniciou seu protesto em 24 de fevereiro para exigir a libertação de 26 prisioneiros políticos doentes, um dia depois da morte do preso opositor Orlando Zapata após 85 dias de greve de fome.
Em 11 de março foi internado no hospital de Santa Clara (270 km a leste de Havana) depois de um choque hipoglicêmico, e desde então recebe alimentação parenteral e está sendo tratado de várias infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).