domingo, 10 de março de 2013

ALÉM DE MUITO ALTOS, IMPOSTOS NO BRASIL TÊM DISTRIBUIÇÃO INJUSTA

10/03/2013



Martha Beck, O Globo 
Além de ter uma das maiores cargas tributárias do mundo, o Brasil é um dos países mais injustos na hora de cobrar impostos de seus cidadãos. Os brasileiros são mais onerados sobre o que consomem do que sobre sua renda. O problema é que um tributo cobrado na compra de determinado produto ou serviço pesa proporcionalmente mais no bolso do cidadão pobre do que no do rico. Já a tributação sobre a renda ou sobre o patrimônio é mais justa, pois varia de acordo com a capacidade que cada um tem de contribuir. Cálculos feitos pelo Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal (Sindifisco Nacional) mostram que, enquanto a tributação sobre o consumo no país tem ficado em torno de 18% do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, a tributação sobre a renda está num patamar bem mais baixo: 8% do PIB. Tributação sobre produtos e serviços pesa mais no bolso dos pobres.
BZ-A Carga Tributária se torna mais pesada ainda, pelo retorno em termos de serviços básicos (saúde, educação, saneamento básico, segurança pública) públicos de baixíssima qualidade que nos são desstinados. 
ACORDA CIDADÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).