domingo, 3 de março de 2013

ESCANDALÔMETRO

03/03/2013


JOSÉ GERALDO RIVA, UM POLÍTICO COM MAIS DE 100 PROCESSOS 



Thiago Herdy, O Globo
Réu em mais de uma centena de processos nos âmbitos cível e criminal em função de suspeita de participação no desvio de R$ 65,2 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa do Mato Grosso e outros crimes, José Geraldo Riva (PSD, foto abaixo) sempre foi considerado um homem de sorte. Eleito deputado estadual em Mato Grosso pela primeira vez, em 1994, alterna há 18 anos o cargo de presidente e 1º secretário do Legislativo. O alto posto serviu para articular, por exemplo, a aprovação de lei que tentava tirar da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá todos os processos por improbidade administrativa a que ele mesmo responde. Garantiu por um bom tempo a suplentes de deputados estaduais gabinete com quase duas dezenas de funcionários. Aprovou lei que autorizou a exploração de loteria por empresas privadas. Em dezembro, até o regimento interno da Casa foi alterado para que pudesse passar a ser conduzido continuamente à presidência do Legislativo. 


O PETISTA QUE EXPLORA, NA INTERNET, A INDÚSTRIA DA DIFAMAÇÃO 

A Blogueira  dissidente  cubana Yoani Sanchez, foi a mais recente vítima de Hugo Marques
Hugo Marques, Veja
São muitas as histórias de anônimos que alcançaram a fama por meio da internet. O petista André Guimarães tem planos ambiciosos nessa direção. Criador da RedePT13, uma organização virtual formada por perfis falsos e blogs apócrifos usados para atacar aqueles que são considerados inimigos do partido, ele já é uma celebridade entre seus pares. Se é preciso espalhar uma mentira para difamar alguém, Guimarães é acionado. Se for apenas para ridicularizar um oponente, o rapaz conhece todos os caminhos sujos. Na visita da blogueira Yoani Sánchez, ele trabalhou como nunca. A rede postou montagens fotográficas, incentivou os protestos e difundiu um falso dossiê produzido contra ela pela embaixada cubana. O problema é que o “ciberguerrilheiro” petista sustenta sua atividade criminosa com dinheiro público, dinheiro do contribuinte. André Guimarães é funcionário do Congresso. Está lotado e recebe salário no gabinete do deputado André Vargas, o atual vice-presidente da Câmara e secretário nacional de comunicação do PT. Mas, como dito, o rapaz é ambicioso. 


ALUNOS DA USP SÃO CARLOS FICAM PELADOS E HOSTILIZAM FEMINISTAS A USP 



A reitoria da UFSCAR-Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, vai abrir um processo administrativo para investigar o comportamento de estudantes do campus de São Carlos que ficaram pelados e fizeram gestos obscenos para um grupo de feministas durante um trote na terça-feira, 26 de fevereiro. O grupo protestava contra a realização do “Miss Bixete” – espécie de concurso de beleza em que calouras têm de desfilar para veteranos. Com música, cartazes e gritos de guerra, a Frente Feminista de São Carlos queria alertar as novas alunas de que não precisavam participar daquele tipo de trote – visto como machista. Em resposta, alguns veteranos começaram a xingar o grupo e pelo menos dois rapazes chegaram a tirar a roupa e simular sexo com uma boneca inflável. O “Miss Bixete” é organizado por um grupo autônomo de estudantes no espaço do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO). Em nota publicada há quatro anos no site da entidade já havia críticas ao evento. “Expor as calouras como ‘carnes novas’ aos veteranos e submetê-las às brincadeiras pejorativas é, na verdade, reduzir a mulher a um mero objeto de consumo”, afirmou a direção do CAASO. A direção da USP São Carlos disse, em nota, que é “veementemente contra qualquer ação que cause constrangimento”. Afirmou que as atividades não fazem parte da programação da semana de recepção dos calouros. A universidade tem um “disque-trote” (0800-0121090) para receber denúncias de situações de tratamento inadequado. (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).