sexta-feira, 1 de março de 2013

INTERNACIONAIS

01/03/2013

ACORDO MILITAR ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS ENVOLVE US$ 427 MILHÕES 

O super Tucano, o melhor avião do mundo na sua categoria.

O acordo militar entre o Brasil e os Estados Unidos, no valor de US$ 427 milhões, envolvendo a Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (Embraer), é considerado essencial nas missões norte-americanas, inclusive no Afeganistão. O subsecretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, conversou nessa quarta-feira, por telefone, com o ministro de Defesa do Brasil, Celso Amorim, sobre o acordo. O contrato determina a venda de 20 unidades do avião de ataque leve A-29 Super Tucano à Força Aérea dos Estados Unidos com o objetivo de servir de apoio à Força Aérea, segundo autoridades norte-americanas. Em comunicado, o Pentágono detalhou o acordo feito com a Embraer, que apresentou proposta de sociedade com a empresa norte-americana Sierra Nevada Corporation. 



ITÁLIA: BERLUSCONI É INVESTIGADO EM NOVO CASO DE CORRUPÇÃO 



O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que luta por uma divisão de poder após a eleição desta semana no país, foi colocado sob investigação por suspeita de subornar um senador para mudar de lado no Parlamento em 2006, disseram fontes da investigação nesta quinta-feira, 28. Dois dos advogados de Berlusconi, Niccolo Ghedini e Piero Longo, disseram que ainda não tinham recebido nenhuma notificação oficial sobre a investigação por parte dos magistrados de Nápoles, e que não comentariam até que fossem informados oficialmente. As novas acusações acontecem enquanto os partidos italianos, incluindo o grupo de centro-direita de Berlusconi Povo da Liberdade (PDL), travam uma disputa para formar um governo após a eleição inconclusiva desta semana, que não resultou em nenhum partido com maioria no Parlamento. Leia mais no Estadão.




 IRAQUE: 15 MORTOS EM EXPLOSÃO DE CARRO-BOMBA 



A explosão de um carro-bomba ocorrida hoje na frente de um restaurante em um bairro predominantemente xiita de Bagdá deixou 15 mortos e pelo menos 40 feridos, informaram autoridades locais. O atentado ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, pelo horário local, no bairro de Shula, região noroeste da capital iraquiana. Mais cedo, outras explosões ocorridas em Bagdá e seus arredores haviam deixado quatro mortos e 16 feridos. As informações são da Associated Press. (Agência Estado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).