GENRO DE OSAMA BIN LADEN É CAPTURADO E SERÁ JULGADO NOS EUA
Sulaiman Abu Ghaith, genro de Osama bin Laden que já atuou como porta-voz da Al Qaeda, foi capturado e levado para os Estados Unidos. Ele será julgado em Nova York por conspiração para matar cidadãos americanos, informou o Departamento de Justiça.
“Nenhuma distância ou tempo vai enfraquecer nossa determinação de levar os inimigos da América à Justiça”, disse o procurador-geral Eric Holder, em comunicado. “Aos extremistas que ameaçam o povo americano e tentam arruinar nossas vidas, essa prisão é uma mensagem inequívoca: não há nenhum canto do mundo onde você possa fugir da justiça”.
Abu Ghaith exerceu uma posição-chave na Al Qaeda, disse George Venizelos, diretor-assistente em exercício do FBI, a polícia federal americana. “Ele usou sua função para ameaçar os Estados Unidos e incitar seus inimigos”.
COREIA DO NORTE AMEAÇA ATAQUE NUCLEAR PREVENTIVO AOS EUA
JACK KIM
Os Estados Unidos é logo ali na frente! |
A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira realizar um ataque nuclear preventivo contra os EUA, elevando o tom da retórica enquanto o Conselho de Segurança da ONU discute novas sanções ao país. A Coreia do Norte acusa os Estados Unidos de usarem exercícios militares na Coreia do Sul como plataforma de lançamento para uma guerra nuclear, e por isso Pyongyang suspendeu o armistício com Washington que havia encerrado as hostilidades na Guerra da Coreia (1950-53). Ameaças do regime comunista aos EUA e à Coreia do Sul ocorrem quase diariamente. “Como os Estados Unidos estão prestes a detonar uma guerra nuclear, iremos exercer nosso direito a um ataque nuclear preventivo contra a sede do agressor, a fim de proteger nosso interesse supremo”, disse um porta-voz da chancelaria norte-coreana em nota divulgada pela agência estatal de notícias KCNA. A Coreia do Norte conduziu em 12 de fevereiro um terceiro teste de arma nuclear contrariando resoluções da ONU, e declarou ter tido progresso na obtenção de um arsenal atômico em funcionamento. Mas acredita-se que a Coreia do Norte não tenha a capacidade de realizar um ataque nuclear contra o território continental dos EUA. Leia mais no Estadão.
BZ-Quando ditadores começam a falar de guerra, estão na realidade elegendo um inimigo externo, que possa ser responsabilizado pelos insucessos da situação interna, Embora tenha armamentos nucleares e mísseis, a Coréia não tem comida e suprimentos médicos suficientes para o seu povo.
CONSELHO DA ONU AUMENTA SANÇÕES CONTRA COREIA DO NORTE
O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimadade nesta quinta-feira uma resolução que vai impor novas sanções à Coreia do Norte por seu mais recente teste atômico. Mais cedo, Pyongyang ameaçou os Estados Unidos com um “ataque nuclear preventivo”, em uma nova subida de tom por parte do país comunista. “Como os EUA estão a ponto de iniciar uma guerra atômica, vamos exercer nosso direito de um ataque nuclear preventivo contra o quartel-general do agressor para proteger nosso supremo interesse”, indicou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em comunicado divulgado pela agência estatal KCNA. Os EUA e Coreia do Sul estão realizando manobras militares conjuntas na região e na segunda-feira iniciarão novos exercícios. Além disso, a iminência de um aumento das sanções elevou os ataques verbais do regime de Kim Jong-un, que pela primeira vez mencionou a possibilidade de lançar um “ataque preventivo”. No entanto, os analistas políticos não acreditam que a Coreia do Norte tenha tecnologia suficientemente avançada para lançar um míssil com capacidade nuclear nos EUA a curto ou médio prazo, por isso, o desafio se insere mais na habitual retórica belicista do país. Leia mais na Veja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).