15/03/2013
IDH BRASILEIRO SOBE EM RITMO MENOR DO QUE EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
O Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil continuou a subir durante a primeira metade do governo Dilma Rousseff, mas em ritmo mais lento do que quase todos os países dos Brics e da América do Sul, mostra relatório divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento com dados sobre o ano passado. O Brasil está em 85º lugar num ranking de 187 países, dentro de um grupo considerado de "elevado índice de desenvolvimento humano". O primeiro lugar de 2012 continua sendo da Noruega, seguida da Austrália e dos Estados Unidos. A última posição é ocupada pelo Níger, na África. O IDH é um dos índices mais aceitos para se medir o grau socioeconômico de um país. O dado divulgado hoje representa um crescimento de aproximadamente 0,5% em relação ao IDH brasileiro desde 2010, último ano do ex-presidente Lula. (CLÁUDIO HUMBERTO)
BZ-Para quem tem uma das maiores economias do mundo, esse 85o. lugar cheira como um tremendo fracasso
VIAGEM AO VATICANO ADIA VISITA DA PRESIDENTE DILMA À ARENA FONTE NOVA
A presidente Dilma Rousseff adiou a viagem que faria a Salvador na próxima semana. Na segunda-feira, ela conheceria as instalações da recém-inaugurada Arena Fonte Nova. No entanto, a assessoria da Presidência da República informou que o convite feito para que a presidente participasse das homenagens ao Papa Francisco levaram à mudança na agenda oficial. Não há uma data definida para a visita de Dilma Rousseff à Arena. O estádio baiano será utilizado na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014. No dia 11 deste mês, a Arena Fonte Nova foi entregue ao Governo do Estado, em cerimônia realizada no equipamento esportivo multiuso. Com obras físicas concluídas, a praça esportiva entra agora na fase de reparos finais e testes para inauguração. (G1)
GOVERNO LIBERA R$ 33 BILHÕES PARA INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO
Catarina Alencastro, O Globo
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, anunciou nesta quinta-feira investimentos de R$ 33 bilhões para financiar projetos de empresas privadas na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento. Com isso, o governo espera aumentar a competitividade da indústria brasileira.
O anúncio foi feito em solenidade no Palácio do Planalto com a presença da presidente Dilma Rousseff e de dirigentes de empresas como Braskem, GE, Natura e Embraer.
BRASIL TERÁ ÍNDICE PARA AVALIAR FELICIDADE E BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO
O site do primeiro indicador de bem-estar e felicidade no Brasil foi lançado hoje pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Movimento Mais Feliz e a rede social MyFunCity. O Well Being Brazil (WBB), como será chamado o Índice de Bem-Estar Brasil, vai medir o nível de satisfação do brasileiro. O primeiro índice, segundo informou Mauro Motoryn, presidente do Movimento Mais Feliz, deverá sair no final de dezembro. “Ele terá a característica e a cara do Brasil. O WBB é o retrato real do país e trará um estudo de tendência e uma pesquisa acadêmica juntos”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).