terça-feira, 30 de abril de 2013

NACIONAIS

30/04/2013 


DILMA É VAIADA NA ENTREGA DE ÔNIBUS ESCOLARES A 78 PREFEITOS DE MS 



Tatiana Farah, O Globo 
A presidente Dilma Rousseff enfrentou um protesto nesta segunda-feira de centenas de produtores rurais em Campo Grande ao entregar 300 ônibus escolares a 78 municípios do Mato Grosso do Sul. Aos brados de “respeite o produtor”, “demarcação, não e produção, sim”, os manifestantes vaiaram a presidente desde sua chegada ao hipódromo de Campo Grande, onde foi realizado o evento. Na cerimônia, Dilma entregou a chave dos veículos pessoalmente aos prefeitos, que posaram para foto ao lado da presidente. As vaias começaram quando Dilma foi anunciada, ao lado do governador André Puccinelli (PMDB). Em seguida, houve nova vaia quando o prefeito da cidade, Alcides Bernal (PP) a chamou de “a melhor” presidente do país. Em seu discurso, a presidente foi interrompida pelos produtores por algumas vezes: — Tem gente que acha que democracia é ausência de uns querendo uma coisa e outros querendo outra. Não é, não. Democracia é o fato de que há diferenças e de que a gente convive com elas, procura um ponto de equilíbrio e resolve as coisas. Eu não tenho problema nenhum, podem falar sem problema nenhum, só deixem eu concluir aqui o meu finalzinho, que eu estou no fim (do discurso). Leia mais em O Globo. 
BZ-Para quem está em campanha, isso é péssimo.


PRESIDENTES DO SENADO E CÂMARA COGITAM ARQUIVAR ‘PEC DA DISCÓRDIA’ 



Junia Gama e Isabel Braga, O Globo 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta segunda-feira que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33, que dá ao Congresso poderes para revisar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), não deve sequer chegar a ser apreciada na Casa. As declarações foram feitas após Renan e o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), terem visitado o ministro do STF Gilmar Mendes, hoje. De acordo com os dois parlamentares, a relação com o Judiciário está “distensionada”. De acordo com o presidente do Senado, há mecanismos internos para que a proposta, caso seja considerada inconstitucional, seja derrubada antes mesmo de chegar ao plenário. Renan afirmou não acreditar que a PEC 33 chegue à apreciação do Senado. 


BRASIL PLANEJA RETOMAR AUTOSSUFICIÊNCIA EM PETRÓLEO EM 2014 



Vinícius Lisboa, Agência Brasil 
A autossuficiência na produção de petróleo deve ser retomada no ano que vem, estimou hoje (29) o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, ao divulgar os resultados trimestrais da empresa. A previsão da estatal significa que a produção total de petróleo e derivados deve superar o consumo em 2014 – o que não quer dizer que não serão feitas importações, pois a autossuficiência em derivados do petróleo deve ser atingida em 2020. A autossuficiência foi alcançada em 2006, mas não se manteve por causa da forte expansão do consumo, que superou a velocidade de crescimento da produção, explicou Formigli. O prazo de sete anos para a autossuficiência em derivados depende das refinarias Premium 1, no Maranhão, e Premium 2, no Ceará, que ainda estão em fase de análise. “Estamos muito otimistas de que são viáveis”, disse o diretor de abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza. Eles espera que o período de avaliação dos projetos termine até a metade deste ano. Outras refinarias em construção são a do Comperj, em Itaboraí (RJ), e a de Abreu e Lima, em Pernambuco. Leia mais na Agência Brasil. 
BZ-Ainda quando presidente, Lula anunciou a autossuficiência vrasileira em petróleo. Este ano, até agora, o país já importou mais de R$ 6 bilhões. Mais um engôdo do falastrão.


GOVERNO ACABA COM LIMITE DE VISTOS CONCEDIDOS AOS HAITIANOS 



O governo federal acabou com o limite de vistos permanentes em caráter humanitário para os haitianos. A decisão foi publicada na edição do “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (29). O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), alterou a resolução que estabelecia o limite de 1,2 mil vistos por ano, cerca de 100 por mês. O CNIg é responsável por formular e orientar as atividades de imigração no país. A partir de agora, não existe mais um teto para a emissão do documento. O objetivo da mudança é diminuir a entrada irregular de haitianos para evitar que os imigrantes utilizem coiotes (que fazem o tráfico de pessoas nas fronteiras), segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty. Outra mudança estabelecida pelo governo são os locais de expedição do visto. Antes, os documentos podiam ser emitidos apenas pela embaixada do Brasil em Porto Príncipe, segundo o MRE. Após a alteração da norma, o Itamaraty fica autorizado a habilitar outras embaixadas e consulados para expedir os vistos. Leia mais no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).