10/05/2013
CRITICADA POR FALTA DE APOIO AO CHAVISMO, DILMA RECEBE MADURO COM POMPA
![]() |
| Antes só que mal acompanhada |
BRASÍLIA — Alheia às contestações na Justiça venezuelana à legitimidade da vitória de Nicolás Maduro - e às novas críticas do opositor Henrique Capriles sobre o apoio incondicional do governo brasileiro ao chavista -, a presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira o sucessor de Hugo Chávez com honras de Estado no Palácio do Planalto. Maduro subiu a rampa do palácio e lá do alto, ao lado de Dilma, ouviu o hino de seu país e o do Brasil. Junto com a presidente, dez ministros o saudaram. O venezuelano agradeceu o carinho que o governo petista sempre teve com Chávez e com o povo da Venezuela, especialmente durante a “dor” da perda do líder bolivariano, morto há dois meses. Maduro aproveitou para defender o processo eleitoral que o levou ao poder. (O GLOBO)
ASSASSINO É PERDOADO POR FAMÍLIA DE VÍTIMA ANTES DA EXECUÇÃO NO IRÃ
France Presse
Um iraniano declarado culpado do assassinato de um policial foi perdoado pela família da vítima no momento de sua execução, quando o homem já estava pendurado na forca, informou nesta quinta-feira a agência Mehr. A família da vítima “gritou que o perdoava quando o assassino já estava pendurado há alguns segundos”. As pessoas correram para dar apoio ao corpo do homem e tiraram a corda de seu pescoço, de acordo com as fotos divulgadas pela agência. O assassino deveria ser enforcado publicamente em Machhad (nordeste do Irã). A lei iraniana indica que a família da vítima pode conceder seu perdão para evitar que um criminoso seja executado. O assassino escapa da pena capital, mas deve pagar o preço pelo sangue derramado (diyeh), que equivale a cerca de US$ 36 mil, e passar mais algum tempo na prisão. De acordo com a lei iraniana, assassinos e estupradores são condenados à forca.
IRÃ ANUNCIA NOVO AVIÃO NÃO-TRIPULADO DE ATAQUE
Da France Presse
O Irã apresentou na noite desta quinta-feira (9) (horário local) seu novo 'drone', chamado 'Épico', capaz de realizar missões de reconhecimento e de ataque, informou a agência de notícias Mehr.
O ministro iraniano da Defesa, general Ahmad Vahidi, anunciou o novo avião não-tripulado, destacando sua capacidade de voar em 'alta altitude'. Segundo o general, a aeronave "pode ser identificada pelos inimigos".
Nos últimos anos, o Irã desenvolveu um programa para construir drones. Em 18 de abril passado, as Forças Armadas iranianas apresentaram três novos aviões desse tipo.
O "Throne" é uma aeronave "não-tripulada, de longo alcance, capaz de carregar câmeras e mísseis ar-ar", declarou o general Amir-Farzad Esma¯li, responsável pelas operações antiaéreas, afirmando que o Irã "já produziu e utilizou dezenas deles".




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).