quarta-feira, 15 de maio de 2013

INTERNACIONAIS

15/05/2013


MADURO ENCARREGA O EXÉRCITO DE COMBATER VIOLÊNCIA NAS RUAS 



O Globo 
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, lançou nesta segunda-feira um plano para tentar combater a alta criminalidade no país. As Forças Armadas irão às ruas em um novo programa chamado Pátria Segura, que, segundo analistas, não é muito diferente de antigas iniciativas implementadas por seu antecessor, Hugo Chávez. O plano será iniciado na Grande Caracas – constituída pela capital e municípios vizinhos – e em duas cidades do estado de Miranda, do governador opositor Henrique Capriles. Ao lançar a nova campanha, Maduro aproveitou para criticar a polícia de Miranda, afirmando que Baruta e Sucre são as duas cidades mais perigosas do país e que muitos agentes locais são corruptos. 


APÓS RECLAMAÇÕES, ARGENTINA AFROUXA CONGELAMENTO DE PREÇOS 



Janaína Figueiredo, O Globo 
Três meses e meio após sua implementação, o governo Kirchner decidiu que o plano de congelamento de preços será drasticamente reduzido a partir de junho, passando de mais de 10 mil produtos vendidos em supermercados, para apenas 500. A medida, segundo informou o jornal “Ambito Financeiro”, foi anunciada pelo secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, a donos de redes de supermercados locais, que vinham manifestando sua preocupação pelo impacto de uma iniciativa que, somada às pressões sindicais para reajustar salários no setor (pedindo aumentos acima de 25%), poderia provocar sérios problemas financeiros. COLÔMBIA DENUNCIA COMPLÔ PARA ASSASSINAR JORNALISTAS O Globo Poucas semanas depois do assassinato de um repórter investigativo, o governo colombiano denunciou nesta terça-feira um complô para matar vários jornalistas com cargo de chefia no país. O presidente Juan Manuel Santos também anunciou que 90 profissionais estão sob proteção oficial e pediu ao procurador-geral Eduardo Montealegre que investigue os ataques a veículos da imprensa. - Neste governo, estamos totalmente comprometidos em ir a fundo nos problemas que abalam o direito fundamental de estar bem informado, que todos os colombianos possuem - disse Santos, ex-jornalista, em evento para promover os direitos da mídia 


EUA: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ACUSA GOVERNO DE VIOLAR SIGILO DE JORNALISTAS 



O Globo
A agência de notícias norte-americana Associated Press disse nesta segunda-feira que o governo dos Estados Unidos se apropriou secretamente de registros telefônicos de sucursais da organização e de jornalistas ao longo de dois meses em 2012, o que classificou como uma “intrusão maciça e sem precedentes” nas operações de apuração noticiosa. Em carta divulgada no site da agência, o executivo-chefe da AP, Gary Pruitt, disse que a agência foi informada na sexta-feira passada que o Departamento de Justiça reuniu registros de mais de 20 linhas telefônicas usadas pela agência e por repórteres seus. 


PRESIDENTE TCHECO É ACUSADO DE PARTICIPAR BÊBADO DE CERIMÔNIA OFICIAL 



O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, é acusado de estar bêbado durante cerimônia de Estado realizada na última quinta-feira (9), no castelo de Praga. Apesar de o governo ter negado a acusação, a imprensa local afirma que o político tinha olhar ausente e estava cambaleante. De acordo com declaração oficial do governo, Zeman estaria com uma "virose". Durante a cerimônia, o presidente e outros membros do governo tcheco deveriam inspecionar as joias da coroa do país. No entanto, em um vídeo divulgado por uma emissora de TV, ele aparece tropeçando em um cabo em um momento e, em outro, se segurando em uma cadeira para não cair. Um fotógrafo chegou a publicar fotos da cerimônia com a legenda "as pessoas acreditam que o presidente estava bêbado durante a cerimônia". Segundo o jornal "Prague Daily Monitor", a relação de Zeman com a bebida não é segredo no país e um artigo no jornal "Lidové Noviny" afirma que ele "costumava beber muito". Informações do UOL. 


ECONOMIA DA FRANÇA DESACELERA E PAÍS ENTRA EM RECESSÃO, DIZ INSTITUTO 



Do G1, em São Paulo
A França entrou em recessão o registro de queda de 0,2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2013, indicou o Instituto Francês de Estatística (Insee) nesta quarta-feira (15). A economia francesa acumulou dois trimestres consecutivos de desaceleração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).