sábado, 18 de maio de 2013

INTERNACIONAIS

18/05/2013


ONU NOMEIA GENERAL DO BRASIL PARA COMANDAR MISSÃO DE PAZ NO CONGO 



Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo 
O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 60 anos, foi nomeado nesta sexta-feira (17) pela Organização das Nações Unidas como novo comandante militar da missão de paz no Congo (Monusco), que possui o efetivo de mais de 23,7 mil homens, tem caráter de imposição da paz e é a única atualmente com autorização para intervir em um conflito. Ao contrário das missões normais da ONU, como a do Haiti, em que as tropas buscam a imparcialidade e não podem atacar, a missão do Congo é de imposição da paz e os soldados podem ter ações "proativas", o que, no jargão militar, signfica que os soldados podem realizar operações para prender e recuperar áreas dominadas por rebeldes. 


NÚMERO DE REFUGIADOS SÍRIOS PASSA DE 1,5 MILHÃO, DIZ ONU 



Reuters 
Mais de 1,5 milhão de pessoas fugiram da Síria, à medida que as condições se deterioram rapidamente no país, disse nesta sexta-feira a agência da ONU para refugiados. O êxodo se acelerou nos últimos quatro meses, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) estima que cerca de 1 milhão de pessoas se registraram como refugiadas desde janeiro, disseram autoridades da ONU. “O fato de que mais de 1,5 milhão se inscreveram ou tenham se encontrado com o Acnur, infelizmente, significa que o número real é muito maior”, disse o Acnur em comunicado, sem dar uma estimativa para o total. “Os refugiados nos dizem que o aumento da violência e a mudança de controle de cidades e aldeias, em particular em áreas de conflito, resultam em cada vez mais civis decidindo ir embora”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).