terça-feira, 21 de maio de 2013

INTERNACIONAIS

21/05/2013


VENEZUELA FAZ RARO GESTO DIPLOMÁTICO AOS EUA 



Estadão 
A Venezuela fez neste domingo, 19, um raro gesto de abertura diplomática aos Estados Unidos, sugerindo já ser tempo de melhores relações bilaterais. “Nós vamos continuar abertos à normalização das relações com os Estados Unidos”, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, à emissora Televen. “A primeira coisa deveria ser a retomada do nível mais elevado de representação diplomática”, prosseguiu o chanceler. Desde 2010, os dois países não mantêm embaixador em suas respectivas capitais. As relações mantiveram-se frias após a morte, em março, de Hugo Chávez, crítico mordaz dos EUA. Até agora, o presidente norte-americano, Barack Obama, não parabenizou o sucessor de Chávez, Nicolás Maduro, por sua vitória nas eleições presidenciais de abril. 


GRAVAÇÃO APONTA CONSPIRAÇÃO GOVERNISTA CONTRA MADURO 



Veja 
A oposição venezuelana divulgou ontem um registro de áudio que revela uma conspiração dentro do governo contra o presidente Nicolás Maduro. O conluio seria coordenado pelo chefe da Assembleia Nacional e vice-presidente do partido governista, o PSUV, Diosdado Cabello. A gravação registra a conversa do apresentador de TV Mario Silva com Aramis Palacios, um dos chefes do G2, o serviço secreto cubano, e seria destinada ao ditador cubano, Raúl Castro. No áudio, Silva explica que Cabello, um ex-tenente que participou ao lado do coronel Hugo Chávez do fracassado golpe de Estado de 1992, controla vários órgãos de segurança, entre eles o Serviço Bolivariano de Inteligência. Acrescenta que o que “interessa a ele são o dinheiro e o poder”. “A única forma de deter Diosdado é mostrar que ele é um corrupto e que exista uma prova confiável de que o comandante [Chávez] sabia disso”, adverte Silva. 


SOBE PARA 51 NÚMERO DE MORTOS APÓS PODEROSO TORNADO ATINGIR OKLAHOMA 



O Globo Subiu para 51 o número de mortos após a passagem de um enorme tornado com ventos de até 320 quilômetros na localidade de Moore, nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, afirmou o Instituto Médico Legal de Oklahoma nesta segunda-feira. A chefe-administrativa do instituto, Amy Elliott, disse que havia 51 mortes confirmadas. Anteriormente, o número de vítimas fatais era de pelo menos 37, segundo o IML. O poderoso tornado, que tocou o solo no meio da tarde, devastou pelo menos duas escolas primárias e deixou um rastro de destroços, enquanto um perigoso sistema climático ameaçava 10 Estados do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).