04/05/2013
FOGO AVANÇA, DESTRUINDO CASAS E FLORESTAS NA CALIFÓRNIA
Ao menos seis focos de incêndio estão devastando áreas florestais da Califórnia nesta sexta-feira, causados por fortes ventos e pelo clima seco.
Mais de 3 mil bombeiros tentam conter as chamas, que expulsaram mais de mil famílias de suas casas a noroeste de Los Angeles.
Tempo seco e ventos incomuns agravam a situação
Um dos focos de incêndio, iniciado na quinta-feira, destruiu mais de 12 casas e coloca cerca de 4 mil residências em perigo. Até a noite desta sexta não havia relatos de feridos.
A muralha de fogo se move lentamente em direção ao resort costeiro de Malibu. Mas as autoridades esperam controlar as chamas durante o fim de semana. .(BBC Brasil)
AMERICANOS SUSPEITAM DE ATAQUE ISRAELENSE NA SÍRIA
Os EUA suspeitam que Israel tenha conduzido um ataque aéreo dentro do território sírio, segundo relatos da imprensa americana.
Autoridades não identificadas acreditam que a ação tenha acontecido nesta sexta-feira ou na véspera. No entanto, nenhuma aeronave israelense entrou no espaço aéreo sírio. Ao mesmo tempo, diversos jatos israelenses foram vistos circulando o sul do Líbano.
Não houve nenhuma confirmação oficial dos governos dos EUA ou de Israel.
Em janeiro, Israel bombardeou um comboio dentro da Síria suspeito de carregar armamento do grupo militante libanês Hezbollah, que apoia o regime sírio de Bashar al-Assad.(BBC Brasil)
EXPLOSÃO DE BOMBA EM MESQUITA MATA 5 NO IRAQUE
Autoridades iraquianas disseram que a explosão de uma bomba no interior de uma mesquita sunita, ao norte de Bagdá, matou cinco fiéis e deixou outros 19 feridos. Policiais disseram que o ataque desta sexta-feira ocorreu enquanto os fiéis deixaram o local, após as orações do meio-dia, na mesquita al-Ghofran, que fica na área majoritariamente sunita de Rashidiya. O funcionário de um hospital confirmou o número de mortos e feridos. Todas as fontes falaram em condição de anonimato. Nenhum grupo havia assumido a autoria do ataque. O ramo da Al-Qaeda no Iraque, conhecido como Estado Islâmico do Iraque, costuma atacar alvos civis, incluindo mesquitas. O grupo costuma ter como alvo xiitas e forças de segurança. Anteriormente, os militantes atacavam também alvos sunitas, numa tentativa de retomar os confrontos sectários. As informações são da Associated Press.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).