terça-feira, 7 de maio de 2013

INTERNACIONAIS

07/05/2013

ARGENTINA REPRIME VENDA DE DÓLAR QUE ATINGE OS 10 PESOS 



O Globo 
A Agência Federal de Ingressos Públicos (Afip, órgão equivalente à Receita Federal) iniciou nesta segunda-feira uma ofensiva junto às casas de câmbio em Buenos Aires, tentando coibir a venda da divisa americana acima dos 10 pesos. Agentes da agência percorreram diversas casas de câmbio no centro financeiro da capital no intuito de desestimular a ação de cambistas. Muitas lojas não abriram, outras operaram apenas por telefone, mas as poucas que funcionaram chegaram a fechar negócios com o dólar vendido a 10 pesos, em operações limitadas a US$ 3 mil por cliente. Ao final do dia, a cotação baixou para 9,87 pesos, ligeiramente abaixo dos 9,88 da última sexta-feira. No câmbio oficial, a divisa americana encerrou a 5,16 pesos para compra e a 5,21 para venda, uma diferença de 89,3% em relação ao paralelo. 
BZ-A alta paridade dolar x peso argentino, reflete a baixa confiança do mercado na política econômica do país, manipulada seguidas vezes pelo incompetente governo de Cristina Kirchner.


CRESCE TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO APÓS ATAQUE DE ISRAEL À SÍRIA 



A tensão no Oriente Médio cresceu nesta segunda-feira após informações sobre um ataque aéreo israelense na Síria no domingo. A Rússia expressou preocupação com o aumento da possibilidade de uma intervenção militar estrangeira na Síria. “Estamos seriamente preocupados com os sinais de preparação da opinião pública global para uma possível intervenção armada no prolongado conflito interno na Síria”, disse o porta-voz do Ministério da Relações Exteriores da Rússia, Alexander Lukashevich, em comunicado. Segundo o governo russo, essas preocupações resultam em parte de relatos da imprensa sobre a suposta utilização de armas químicas no conflito sírio, em que mais de 70.000 pessoas morreram em dois anos. A Rússia é um antigo fornecedor de armas para Damasco e tem defendido o ditador Bashar Assad, usando seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para bloquear os esforços do Ocidente para retirá-lo do poder ou aumentar a pressão sobre seu governo para acabar com a violência. “A nova escalada do confronto armado aumenta drasticamente o risco de criação de novas áreas de tensão, além da Síria, no Líbano, e a desestabilização do ambiente até agora relativamente calmo na fronteira libanesa-israelense”. Leia mais em Veja. 

PAQUISTÃO: 16 MORTOS EM ATAQUE A COMÍCIO POLÍTICO 



A explosão de uma bomba num comício político realizado pelo partido islamita Jamiat-e-Ulema no noroeste do Paquistão matou 16 pessoas de deixou dezenas de feridas, informou um funcionário do governo. O Taleban paquistanês reivindicou a autoria do atentado, apesar de a legenda ter uma opinião mais favorável ao grupo militante. O ataque foi perpetrado na região tribal de Kurram, noroeste do país, contra o partido Jamiat-e-Ulema e é o mais recente incidente violento contra candidatos, escritórios e eventos relacionados às eleições parlamentares no país, marcadas para 11 de maio. Ao reivindicar a autoria do ataque, um porta-voz do Taleban paquistanês alegou que o alvo específico era Munir Khan Orakzai, um candidato que no passado apoio operações militares contra as milícias islâmicas que atuam nas áreas tribais do Paquistão. A bomba, que aparentemente foi instalada perto do palco principal do comício, matou 16 pessoas e deixou 44 feridas, disse Javed Khan, administrador do governo da região tribal de Kurram. Dois líderes do partido que estavam discursando durante o evento saíram ilesos, afirmou Khan. Um dos candidatos, Ainuddin Shakir, disse a uma emissora de televisão local que a explosão aconteceu quando os candidatos encerravam o evento e deixavam o palco. Cerca de 2.500 pessoas estavam presentes. O partido Jamiat-e-Ulema Islam é considerado uma legenda que apoia a luta do Taleban contra os Estados Unidos e seus aliados. O partido também tem simpatia pelo Taleban paquistanês, que tem combatido tropas do governo do Paquistão e busca estabelecer um governo islâmico extremista no país. Os líderes do partido costumam se opor às operações militares paquistanesas contra militantes na região tribal e pedem negociações com os militantes. A eleição que será realizada no próximo domingo é histórica no país, pois vai marcar a primeira vez que um governo democraticamente eleito vai concluir seu mandato, que será entregue a outro governo também escolhido pelo voto. As informações são da Associated Press. 



MANIFESTAÇÕES POR LEI SOBRE BLASFÊMIA DEIXAM 28 MORTOS EM BANGLADESH 



Pelo menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas no domingo em Bangladesh em choques entre a polícia e dezenas de milhares de manifestantes islâmicos radicais que exigiam uma lei sobre a blasfêmia no centro de Dacca, informou a Polícia. Os corpos foram levados para o Medical College Hospital de Dacca, informou à AFP Mozammel Haq, policial que trabalha no hospital. Três clínicas privadas também receberam vítimas. A polícia informou que a situação estava controlada no centro de Dacca, mas que em outros pontos da cidade foram registrados novos distúrbios. Aos gritos de “Alá Akbar” (Deus é grande) e “os ateus devem ser enforcados”, militantes do grupo radical Hefajat-e-Islam caminharam por seis grandes ruas da capital de Bangladesh. No domingo, a violência explodiu nos arredores da maior mesquita do país, no centro da capital, quando milhares de manifestantes jogaram pedras na polícia. Leia mais no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).