quinta-feira, 2 de maio de 2013

MENSALÃO

02/05/2013


DIRCEU RECORRE AO STF E PEDE PENA MENOR POR CONDENAÇÃO NO MENSALÃO 



Mariana Oliveira e Nathalia Passarinho, G1 
Apontado como “mandante” do esquema do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu apresentou nesta quarta-feira recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede redução da pena – ele foi condenado a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O advogado José Luís de Oliveira Lima reivindica ainda um novo relator para o recurso apresentado – um embargo de declaração (tipo de recurso usado para questionar condenações no STF). O relator é o responsável por ouvir depoimentos de testemunhas e elaborar um relatório sobre o caso que serve de base para o voto dos demais ministros. Desde que o caso chegou ao Supremo, em 2006, o relator foi o ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo, que pediu a condenação do ex-ministro no julgamento do ano passado. A defesa quer ainda que o tribunal publique trechos suprimidos do acórdão do julgamento, documento que detalha as decisões tomadas. Leia mais no G1. 


ADVOGADO DE MARCOS VALÉRIO ENTRA COM RECURSO CONTRA ACÓRDÃO DO MENSALÃO 



Em recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (1º), a defesa do empresário Marcos Valério pediu a anulação do acórdão do julgamento do mensalão. Valério é apontado como o operador do esquema de compra de apoio parlamentar e pegou mais de 40 anos de prisão, maior pena entre os 25 condenados. O advogado do empresário, Marcelo Leonardo, também pede a revisão das penas e alega novamente que seu cliente não deveria ter sido julgado pelo STF, por não ter foro privilegiado. Leonardo argumenta que o caso deveria ter sido apreciado pela Justiça de primeira instância. "O acórdão publicado, apesar de ter 8.405 folhas, revala-se rico em omissões que o tornam padecedor de obscuridade a justificar estes embargos declaratórios", diz o defensor no ofício que protocolou no Supremo. Informações do e Correio Braziliense.
BZ-Marcos Valério era só o operador do sistema crminoso arquitetado e executado por Dirceu, o vice-chefe de tudo. O chefão ainda está por vir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).