14/07/2017
A Comissão de Constiruição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados acaba de rejeitar o parecer do relator, Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), por 40 votos a 25 e uma abstenção.
Zveiter havia considerado a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente da República, Michel Temer, por corrupção passiva como válida, mas o governo demonstrou força com a articulação de deputados na CCJ e venceu a primeira batalha.
Um novo relator, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que foi contra o parecer de Zveiter, foi escolhido para elaborar um relatório contrário à denúncia e ambos serão levados a plenário.
O próximo passo é mais difícil para o governo. Conseguir quórum de 347 deputados em plenário amanhã ou na segunda (17), na véspera do recesso parlamentar.
Apesar disso, é a oposição ao peemedebista que precisa obter 342 votos para autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar a denúncia. Diário do Poder
BZ-A base governamental fez 19 substituições de última hora, no plenário da CCJ. Usou e abusou da compra de votos, via liberação de emendas para obras dos deputados nos seus redutos eleitorais. Um escândalo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).